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26/04/2021 Undime PI

PRO-Alfabetização na Idade Certa: Undime-PI e Seduc-PI apresentam projeto para municípios

 

Em reunião realizada nesta sexta-feira (23), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI) finalizaram a apresentação do programa e o termo de adesão ao PRO-Alfabetização na Idade Certa com as Gerências Regionais de Educação (GRE) do município de Teresina, da grande Teresina e as redes que compõem da 14ª à 19ª GRE.

O PRO-Alfabetização na Idade Certa tem o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Na oportunidade, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, evidenciou a importância da alfabetização na idade certa. “Os estudantes piauienses precisam desse olhar especial voltado para a alfabetização, porque nós sabemos que é a base de tudo. Uma criança alfabetizada tem muito mais condições de evoluir ao longo da sua vida escolar”, afirmou.

O representante da Associação Bem-Comum, Erik Akio, destacou a parceria para a implementação do programa no estado. “O programa PRO-Alfabetização na Idade Certa conta com a Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração (PARC), que é composta por três organizações da sociedade civil, Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, que se uniram para apoiar os estados a implementarem programas de alfabetização na idade certa”, disse.

Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (em regime de colaboração), explicou que as principais ações e incentivos do programa são: formação cntinuada de professores, gestores municipais e escolares; material didático complementar para todos os professores e alunos do Ciclo de Alfabetização; assessoria técnica e prdagógica aos municípios e escolas; entre outras.


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