Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI e Seduc homenageiam professores redatores do ProBNCC

Todas as notícias Categorias

27/10/2020 Undime PI

Undime-PI e Seduc homenageiam professores redatores do ProBNCC

Na manhã desta terça-feira (27), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) realizaram a solenidade de entrega de certificados de Menção Honrosa aos professores redatores do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) no Piauí.

Compuseram a mesa de honra da solenidade: a presidente da Undime-PI e secretária municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; o superintendente de Educação Básica e coordenador Estadual do ProBNCC pela Seduc, Carlos Alberto Pereira; o coordenador de planejamento do ProBNCC, Vinicius Alexandre Oliveira; a secretária municipal de Barras e ex-coordenadora Estadual do ProBNCC pela Undime, Lourdes Morais.

O Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) tem o objetivo de apoiar as Secretarias Estaduais e as Secretarias Municipais de Educação no processo de revisão ou elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC, em regime de colaboração entre estados e municípios.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância do ProBNCC para a educação piauiense. “Essa é a construção de um documento muito importante, que vai fazer com que a nossa educação seja mais equitativa. Então, a partir desse nosso trabalho com certeza vamos garantir direitos às nossas crianças e aos nossos adolescentes através da educação, porque todos agora terão o mesmo currículo”, afirmou.

O coordenador Estadual do ProBNCC pela Seduc, Carlos Alberto Pereira, evidenciou a relevância da parceria entre as redes municipais e o estado para a construção do currículo. “Nós tivemos muitos colaboradores no processo. A prova real dessa parceria foi o currículo construído, que foi aprovado, e nós estamos no processo de inicialização da implementação dele nas nossas diversas redes”, disse.

Vinicius Oliveira, coordenador de planejamento do ProBNCC, destacou que a construção do currículo no Piauí é o resultado de um processo conjunto de planejamento e articulação. “Participar de um momento como esse, que é um momento final de uma etapa vitoriosa e de sucesso de planejamento e construção de um currículo, pois sabemos que tudo que é coletivo demanda muita organização e planejamento, é muito gratificante”, ressaltou.

A professora Lourdes Morais, ex-coordenadora Estadual do ProBNCC pela Undime, parabenizou a equipe que construiu o currículo no Piauí e ressaltou que a equipe realizou um trabalho que abrangeu todo o estado do Piauí. “Esse é um momento muito importante para nós que participamos desse contexto, não foi fácil, porque era um fato novo, a construção de um currículo em que nós pensamos em todos os alunos do Piauí: suas realidades e necessidades. Então quero dizer que nós estamos de parabéns", afirmou.

Ao final da solenidade, a coordenadora de Etapas Anos Finais do ProBNCC, Marília Aragão, fez uma retrospectiva da construção do documento no Piauí, e a coordenadora de Gestão do PROBNCC, Gabriela Oliveira, apresentou o cronograma de formação no Piauí.


Parceria institucional