Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Undime encaminha carta à presidenta Dilma Rousseff

Todas as notícias Categorias

20/03/2015Undime

Undime encaminha carta à presidenta Dilma Rousseff

A Undime encaminhou na tarde desta sexta-feira (20) uma carta à presidenta Dilma Rousseff na qual sinaliza apoio à declaração dada por ela à imprensa ao afirmar que a escolha de um novo titular para o Ministério da Educação deverá ocorrer a partir de critérios técnicos. Além disso, a Undime defende que o novo gestor tenha legitimidade política e solicita uma audiência com Dilma Rousseff.

Confira abaixo a carta na íntegra:

Senhora Presidenta,

A Undime - entidade que congrega os gestores responsáveis pela educação pública nos 5.569 municípios brasileiros - apresenta satisfação com o que Vossa Excelência manifestou na imprensa sobre a escolha de um novo titular para o Ministério da Educação a partir de critérios técnicos. Sabemos que o nome escolhido também deverá carregar legitimidade política para implementar uma profícua gestão frente ao MEC e articular as ações necessárias junto ao Congresso Nacional. Esta decisão firme e acertada provocará resultados capazes para efetivar os avanços necessários na educação brasileira.

Nosso país conquistou em 2014 um dos maiores avanços históricos na área da educação - senão o maior deles - com a sanção da Lei 13.005/ 2014 que instituiu o novo Plano Nacional de Educação. O desafio imposto à União, aos Estados e aos Municípios requer permanente diálogo, adequado planejamento e adoção de novas ações na gestão pública.

Motiva a todos nós, as conquistas recentes que impulsionam o cumprimento de um dos maiores desafios municipais que é aumentar a oferta na educação infantil, no que se refere à ampliação do atendimento de 0 a 3 anos e à universalização dos 4 aos 5 anos. O ProInfância e o Brasil Carinhoso, por exemplo, trouxeram significativas contribuições aos educadores e gestores. Entendemos que políticas públicas como estas e a firme decisão em estabelecer a educação em ação central do seu governo - como define o tema de sua gestão "Brasil: Pátria Educadora" - favorecem o diálogo para concretizar novas conquistas. Nesse sentido, solicitamos pedido de audiência da diretoria da Undime com Vossa Excelência. Gostaríamos de apresentar anseios e preocupações da educação pública municipal brasileira e, ainda, entregar pessoalmente o convite para sua presença em nosso 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação a ser realizado no período de 26 a 29 de maio, oportunidade em que reuniremos mais de 2.000 secretários municipais de educação de todo o país.

Reiterando nossos votos de respeito e consideração.

Respeitosamente,

CLEUZA RODRIGUES REPULHO

Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo/ SP

Clique aqui e confira a carta na versão em pdf. (atualizado em 20/03/2015, às 17h36)

 


Parceria institucional