Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI promove capacitação referente ao Novo Fundeb e Piso Salarial

Todas as notícias Categorias

01/02/2022 Undime PI

Undime-PI promove capacitação referente ao Novo Fundeb e Piso Salarial

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu, nesta segunda-feira (31), a primeira edição do curso sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Piso Salarial, realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na mesa de honra do evento estiveram presentes a presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; o diretor da APPM, Cleiton Coutinho, representando o presidente da entidade; Arlete Bozon, DME de Baixa Grande do Ribeiro e membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime, Érika Lopes, representante do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI); Flávia Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania, do Ministério Público do Piauí (CAODEC/MPPI); Gilson Araújo, chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); e o palestrante e assessor jurídico da Undime-PI, Hans Kelsen.

A finalidade do evento foi esclarecer para os Dirigentes Municipais a aplicação do Novo Fundeb e discutir também sobre a atualização do piso salarial dos professores. O assessor jurídico da Undime-PI, Hans Kelsen, destaca que o Novo Fundeb é uma realidade ainda recente na educação e precisa ser compreendida dentro dos parâmetros legais. “A proposta sofreu algumas alterações desde sua aprovação, por isso nós ainda estamos aprendendo a lidar com o Novo Fundeb e os recursos de educação”, explica.

Na ocasião, a presidente da Undime, Érica Graziela, ressaltou a importância de ter conhecimento acerca dos recursos e a sua conformidade perante a lei. “Nós precisamos estar informados sobre a melhor maneira possível do uso desse recurso; ele deve ser investido seguindo a lei e para isso precisamos conhecê-la", destaca.

Gilsivan Barros, DME de Simplício Mendes, explica a importância do evento para os municípios piauienses. "O evento vem em um momento oportuno, para que possamos levar melhorias aos nossos municípios sabendo aplicar os recursos seguindo a lei e as normas ", aponta.

A capacitação também tratou das orientações para o novo ano letivo, com objetivo de exemplificar a rotina nas unidades de ensino, as questões sanitárias envolvendo a pandemia e as normativas pedagógicas.


Parceria institucional