Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Projeto Undime em Ação - na Sua Casa realiza web conferência sobre acompanhamento do PME e auxílio do Conviva na transição de gestão

Todas as notícias Categorias

01/07/2020 Undime PI

Projeto Undime em Ação - na Sua Casa realiza web conferência sobre acompanhamento do PME e auxílio do Conviva na transição de gestão

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, na manhã desta quarta-feira (1), mais uma edição do projeto Undime em Ação - na Sua Casa. A web conferência tratou sobre como fazer o acompanhamento dos Planos Municipais de Educação (PME) e como o Conviva Educação pode auxiliar na transição de gestão.

Você pode assistir na íntegra novamente. Clique aqui!

O encontro on-line foi transmitido pelo canal da Undime-PI no YouTube e contou com a participação dos debatedores Carleidy Borges Guimarães Fontes, articuladora do Conviva no estado do Piauí; Patrick Wilson Soares Sales, professor; Milene Cristina de Andrade Costa, coordenadora de frente de Apoio ao Uso e Formação; e a mediação foi feita por Sidinei Lins, dirigente municipal de Bom Jesus e membro da Diretoria da Undime-PI.

Durante a videoconferência, foram debatidos o acompanhamento dos Planos Municipais de Educação (PME), que são uma construção das secretarias de educação com metas baseadas no Plano Nacional de Educação (PNE) com tempo de vigência de dez anos e que foram aprovados como leis no ano de 2015, além do auxílio do Conviva Educação - iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com outras instituições e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) na transição de gestão.

Em sua fala, o professor Patrick Sales destacou o processo de implantação dos PME no Estado do Piauí. “A priori nós fizemos o diagnóstico de todas as secretarias municipais de Educação, levando em consideração as peculiaridades de cada uma. Para isso dividimos o Piauí em oito polos e cada técnico ficou responsável por acompanhar uma quantidade de municípios no processo, levando toda infraestrutura técnica e logistica para que o plano fosse implantado”, afirmou.

A professora Sidinei Lins evidenciou a importância da alimentação de dados na plataforma Conviva Educação para os dirigentes municipais de educação. “Se a plataforma do Conviva estiver alimentada, não há coisa melhor para nós dirigentes nos apropriarmos, até porque estamos finalizando mais uma gestão e temos que organizar a casa”, apontou a mediadora do encontro.

Sobre o apoio ao uso e a formação do Conviva Educação, Milene Costa ressaltou as funcionalidades do sistema para os dirigentes municipais. “O Conviva, como vocês sabem, além de um sistema de gestão é uma plataforma de apoio à gestão pública que tem a função formativa e informativa aos termos de atuação de um gestor de uma equipe técnica. A plataforma disponibiliza ferramentas que são utilizadas para monitorar os dados e as informações específicas da secretaria, destacou Milene.

“Os atuais DMEs e suas equipes devem dar uma atenção especial tanto ao registro quanto ao arquivamento de dados, essas informações devem ter um espaço para arquivar, tanto as conquistas durante a gestão quanto das demandas que ainda irão surgir, a plataforma do Conviva é este apoio de registro para os municípios”, ressaltou Carleidy Borges sobre auxílio do Conviva na transição de gestão.

O encontro teve como participantes dirigentes municipais de educação de todo o Piauí, técnicos das secretarias e profissionais da educação que puderam relatar e esclarecer, por meio do chat, suas dúvidas sobre os temas abordados web conferência.

 


Parceria institucional