02/02/2023 Undime PI
A Jornada Pedagógica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) foi encerrada, nesta quarta-feira (1), com oficinas realizadas no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Nos últimos dois dias de evento, Dirigentes Municipais de Educação e equipes participaram de palestras promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), além de um ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, alfabetização na idade certa e avaliações externas com foco no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), foi uma das palestrantes do segundo dia de evento e tratou do regime de colaboração e ações para alfabetização na idade certa. A profissional exemplificou a atuação do programa no estado, esclareceu dúvidas do público e apontou a necessidade dos gestores alinharem seus calendários com o do projeto. . “Reforçamos a importância de os munícipios alinharem seus calendários ao do programa, tanto das formações como na aplicação das avaliações e no uso do material complementar para que possam cumprir os duzentos dias letivos”, destaca.
À tarde, o DME de Pau D´ Arco do Piauí, Pedro Alves, e o supervisor pedagógico de Prata do Piauí, José Nilton da Silva, ministraram a oficina sobre avaliações externas com foco no Saepi e Saeb. Em relação à temática, José Nilton afirma: “A sala de aula quantitativa é o principal meio de alcançar bons resultados nos indicadores. Então, o que nós trazemos aqui é como organizar uma aula que leve o aluno a aprender habilidades e competências com enfoque no Saepi e Saeb”, explica.
Já no último dia, em continuidade ao tema abordado, o professor Antônio Silva salientou o intuito de trabalhar com direcionamento de assuntos como os indicadores do SAEB e SAEPI na Jornada. "O objetivo é desenvolver a educação municipal e regional com a formação de professores", frisa.
Durante o encontro, o educador promoveu exercícios práticos entre os participantes e apresentações dos resultados da atividade
Outra equipe que trabalhou com a mesma abordagem na capacitação, foram as representantes do PPAIC que solicitaram a formação de grupos na sala para a execução da tarefa. Na ocasião, Lia Sousa, coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem do programa orientou sobre as avaliações externas nas redes municipais de ensino. "Nosso foco é contribuir com a forma de avaliar os resultados dessas avaliações e minimizar a dificuldade dos municípios de analisar esses dados e principalmente de propor intervenções pedagógicas que realmente promovem a aprendizagem dos nossos estudantes", pontua.
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Cordeiro, junto a Conselheira Estadual de Educação, Viviane Farias, debateram sobre educação inclusiva em umas das salas de qualificação. Entre os assuntos em discursão esteve a implementação do atendimento especializado e sua relevância no ensino. “Hoje refletimos sobre o que precisa para a implementação do atendimento institucional especializado, que é um serviço que vai eliminar as barreiras e possibilitar a inclusão das crianças no acesso à educação e na permanência com aprendizagem”, afirma Viviane Farias.
Francisca das Chagas, coordenadora da educação inclusiva do município de Landri Sales e participante da capacitação, salientou que as abordagens apresentadas irão auxiliar na resolução de problemas na educação inclusiva do seu município. “Essa oficina vai me auxiliar a ter vários êxitos na educação inclusiva do meu munícipio. Aprendi novas formas de lidar com questões que até em tão eram difíceis de trabalhar no dia-a-dia”, destaca.
Com a participação de mais de duzentas pessoas, a Jornada Pedagógica da Undime Piauí alcançou mais de cinquenta municípios e contou com a colaboração de autoridades importantes na área da educação. “Agradecemos a cada munícipio que esteve presente no evento colaborando com a educação pública do Piauí. Esperamos que a Jornada Pedagógica traga bons resultados em relação as políticas educacionais dos nossos munícipios e que possamos ter um ano de 2023 de muito sucesso, buscando priorizar a aprendizagem dos nossos estudantes”, finaliza a presidente da Unidime-PI, Érica Graziela Benício.
A Jornada Pedagógica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) foi encerrada, nesta quarta-feira (1), com oficinas realizadas no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Nos últimos dois dias de evento, Dirigentes Municipais de Educação e equipes participaram de palestras promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), além de um ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, alfabetização na idade certa e avaliações externas com foco no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), foi uma das palestrantes do segundo dia de evento e tratou do regime de colaboração e ações para alfabetização na idade certa. A profissional exemplificou a atuação do programa no estado, esclareceu dúvidas do público e apontou a necessidade dos gestores alinharem seus calendários com o do projeto. . “Reforçamos a importância de os munícipios alinharem seus calendários ao do programa, tanto das formações como na aplicação das avaliações e no uso do material complementar para que possam cumprir os duzentos dias letivos”, destaca. À tarde, o DME de Pau D´ Arco do Piauí, Pedro Alves, e o supervisor pedagógico de Prata do Piauí, José Nilton da Silva, ministraram a oficina sobre avaliações externas com foco no Saepi e Saeb. Em relação à temática, José Nilton afirma: “A sala de aula quantitativa é o principal meio de alcançar bons resultados nos indicadores. Então, o que nós trazemos aqui é como organizar uma aula que leve o aluno a aprender habilidades e competências com enfoque no Saepi e Saeb”, explica. Já no último dia, em continuidade ao tema abordado, o professor Antônio Silva salientou o intuito de trabalhar com direcionamento de assuntos como os indicadores do SAEB e SAEPI na Jornada. "O objetivo é desenvolver a educação municipal e regional com a formação de professores", frisa. Durante o encontro, o educador promoveu exercícios práticos entre os participantes e apresentações dos resultados da atividade Outra equipe que trabalhou com a mesma abordagem na capacitação, foram as representantes do PPAIC que solicitaram a formação de grupos na sala para a execução da tarefa. Na ocasião, Lia Sousa, coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem do programa orientou sobre as avaliações externas nas redes municipais de ensino. "Nosso foco é contribuir com a forma de avaliar os resultados dessas avaliações e minimizar a dificuldade dos municípios de analisar esses dados e principalmente de propor intervenções pedagógicas que realmente promovem a aprendizagem dos nossos estudantes", pontua. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Cordeiro, junto a Conselheira Estadual de Educação, Viviane Farias, debateram sobre educação inclusiva em umas das salas de qualificação. Entre os assuntos em discursão esteve a implementação do atendimento especializado e sua relevância no ensino. “Hoje refletimos sobre o que precisa para a implementação do atendimento institucional especializado, que é um serviço que vai eliminar as barreiras e possibilitar a inclusão das crianças no acesso à educação e na permanência com aprendizagem”, afirma Viviane Farias. Francisca das Chagas, coordenadora da educação inclusiva do município de Landri Sales e participante da capacitação, salientou que as abordagens apresentadas irão auxiliar na resolução de problemas na educação inclusiva do seu município. “Essa oficina vai me auxiliar a ter vários êxitos na educação inclusiva do meu munícipio. Aprendi novas formas de lidar com questões que até em tão eram difíceis de trabalhar no dia-a-dia”, destaca. Com a participação de mais de duzentas pessoas, a Jornada Pedagógica da Undime Piauí alcançou mais de cinquenta municípios e contou com a colaboração de autoridades importantes na área da educação. “Agradecemos a cada munícipio que esteve presente no evento colaborando com a educação pública do Piauí. Esperamos que a Jornada Pedagógica traga bons resultados em relação as políticas educacionais dos nossos munícipios e que possamos ter um ano de 2023 de muito sucesso, buscando priorizar a aprendizagem dos nossos estudantes”, finaliza a presidente da Unidime-PI, Érica Graziela Benício.