Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Undime Piauí participa do lançamento da plataforma "Busca Ativa Escolar" de luta contra exclusão escolar

Todas as notícias Categorias

02/06/2017 Undime PI

Undime Piauí participa do lançamento da plataforma "Busca Ativa Escolar" de luta contra exclusão escolar

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou ontem  (1º), em Brasília, a plataforma Busca Ativa Escolar (www.buscaativaescolar.org.br), que tem como objetivo ajudar na luta contra a evasão de 2,8 milhões de estudantes brasileiros. Livre e gratuito, o software será oferecido a todos os municípios, que desse modo podem contar com uma ferramenta para acionar agentes públicos específicos, conforme o tipo de vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes. Além de garantir que sejam matriculados, o sistema deve estimular a permanência nas instituições e auxiliar na investigação do perfil do grupo.

A Presidente da Undime Piauí, Professora Sidinei Lins, Dirigente Municipal de Educação do Município de Bom Jesus, esteve presente participando do Lançamento solene, e enfatizou a importância de mais uma ferramenta que vai auxiliar os municípios na busca da evasão escolar.

A plataforma tem como ponto de entrada as informações de agentes comunitários, cujo papel é o de realizar a busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola, além de fazer os alertas para provocar a atuação de outros integrantes da equipe. Cabe aos supervisores institucionais receber os alertas e acionar os agentes específicos que vão garantir a matrícula, a rematrícula ou a permanência na escola. Os técnicos verificadores, por sua vez, fazem as visitas para entender o porquê da exclusão escolar e propõem uma estratégia para garantir a frequência à escola.

Essa sequência de procedimentos é toda feita pela internet, reunindo agentes de diferentes áreas, como educação, saúde, assistência social e planejamento. Projetada por 15 profissionais da agência La Fabbrica, especializada em implementação de projetos educacionais e culturais, a plataforma funcionará em computadores, smartphones e celulares mais simples, por SMS. A expectativa é que, inicialmente, 70% dos municípios adotem a ferramenta e, em três anos, haja adesão total das cidades 5.568 brasileiras.


Parceria institucional