Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Debate sobre educação pública de qualidade no contexto atual movimenta primeiro dia de Fórum Virtual da Undime-PI

Todas as notícias Categorias

02/06/2021 Undime PI

Debate sobre educação pública de qualidade no contexto atual movimenta primeiro dia de Fórum Virtual da Undime-PI

Nesta terça-feira (1º), teve início o Fórum Virtual Ordinário da União de Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI). O evento, realizado de forma remota, por meio de videoconferências, tem como tema central "Educação Pública de Qualidade no Contexto Atual". O objetivo é debater temáticas atuais relacionados à educação pública municipal no estado do Piauí.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, apresentou os objetivos do Fórum e enfatizou qual a função da entidade. “A Undime é o espaço do dirigente municipal de Educação, é onde temos a oportunidade de trocar experiências e adquirir conhecimento e é um espaço para debate sobre diversos temas relacionados à educação”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Undime Nacional e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Garcia, falou sobre os esforços da Undime Nacional para a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Educação nos meses de junho e julho. “Nossa grande vontade é chegar em agosto com os professores tendo recebido pelo menos a primeira dose”, complementou.

Além do presidente nacional da Undime, estiveram presentes na cerimônia de abertura a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), promotora de Justiça Flávia Cordeiro; a coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PI), Maria Antônia Silva (Lilica); o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo Cesar Morais; o superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), Carlos Alberto Pereira; e a chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Carolline Lima.

A primeira palestra do dia, “A Resistência do Saber na Era Tecnológica”, foi proferida pelo escritor Uili Bergammin Oz. Na ocasião, o palestrante destacou a relação da adesão ao saber diante do uso de novas tecnologias. “Hoje nós estamos promovendo um ato de resistência aqui, nesse exato momento, através dos meios digitais, estamos falando de coisas essenciais para um país”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da Undime Nordeste, Aléssio Costa, tratou sobre o Novo Fundeb. Segundo o gestor, a Undime teve um papel importante nas decisões para a aprovação da nova lei que institui o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. “Esse Fundeb não caiu de paraquedas, não foi uma política do atual governo, foi uma conquista de todos nós educadores que fazemos a educação brasileira”, acrescentou.

 

Já na parte da tarde o evento teve seguimento com a palestra “Programa Brasil na Escola dos anos finais”, conduzida pela coordenadora geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Myrian Sartori, e a participação do secretário da Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo. Ainda durante o evento, o coordenador geral de apoio às redes e infraestrutura educacional do MEC, Alexander Moreira, trouxe orientações gerais sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) para os participantes do Fórum.

O primeiro dia de evento foi finalizado com a palestra “Educador como líder”, proferida por Mirna Escórcio, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI). A palestrante evidenciou em sua fala que os professores são líderes natos e que para o desenvolvimento dessa capacidade é importante ter uma olhar voltado para as competências socioemocionais.

Nova direção

O evento segue nesta quarta-feira (2), com a eleição da Diretoria Executiva da Undime-PI para o biênio 2021-2023, às 9h, em sala virtual exclusiva para Dirigentes Municipais de Educação do Piauí filiados à Undime-PI e, paralelamente, com palestras para os demais inscrito no Fórum.


Parceria institucional