Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Novo Fundeb é tema da segunda edição de curso intensivo promovido pela Escola dos Dirigentes da Undime-PI

Todas as notícias Categorias

02/08/2021 Undime PI

Novo Fundeb é tema da segunda edição de curso intensivo promovido pela Escola dos Dirigentes da Undime-PI

Na tarde desta segunda-feira (2), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) deu início à segunda edição do Curso Intensivo sobre Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) promovido pela Escola dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento tem como público-alvo dirigentes municipais de Educação, secretários de finanças, prefeitos e contadores.

A capacitação tem o objetivo de discutir as novas normas e diretrizes do Fundeb, instituídas pela Lei Nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que trata sobre o repasse de valores aos municípios para a manutenção das escolas e pagamentos de profissionais da Educação, além de esclarecer dúvidas dos participantes referente à aplicação destes recursos nos municípios.

A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; a prefeita do município de São Braz do Piauí, Débora Cardoso; a dirigente municipal de Educação de Bom Jesus, Oldênia Guerra; o dirigente municipal de Educação de Floriano, Nylfrânyo Ferreira; e o assessor jurídico da Undime-PI e ministrante do curso, Hans Kelsen.

Em sua fala, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, evidenciou que o Fundeb é uma das principais receitas da maioria dos municípios para o gerenciamento da educação pública. “É por meio deste recurso que são feitos os pagamentos dos profissionais, do transporte escolar e toda a manutenção para que essa máquina da educação aconteça. Então, nós precisamos estar informados, porque há muitas novidades na gestão desse recurso”, acrescentou.

Já Hans Kelsen, ministrante do curso, ressaltou os objetivos da formação. “Vamos discutir as inovações que existem no novo financiamento da educação, como os municípios devem fazer para se adequar à nova realidade da legislação, como gerir os recursos e, também, como melhorar a gestão administrativa para que possa aplicar os recursos da educação de forma adequada”, frisou.

“Sem dúvidas esse curso trará muitos conhecimentos para uma melhor atuação frente à educação municipal, porque iremos aprender qual a melhor forma lidar com esses recursos em nosso município”, destacou Neyla Siqueira, dirigente municipal de Educação de Água Branca.

A prefeita de São Braz do Piauí, Débora Cardoso, enfatizou a importância da formação para a sua gestão. “Esse conhecimento é muito importante para toda a população de São Braz em geral, porque esse recurso está ligado diretamente com a educação, que é uma das coisas principais para a nossa gestão”, afirmou.

Ainda durante o encontro, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, convidou os dirigentes municipais a participarem dos encontros da Caravana da Undime-PI, que têm início nesta sexta-feira (6), em São Raimundo Nonato.


Parceria institucional