Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de web conferência sobre o regime de colaboração entre Estado e municípios

Todas as notícias Categorias

03/07/2020 Undime PI

Undime-PI participa de web conferência sobre o regime de colaboração entre Estado e municípios



A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou na manhã desta sexta-feira (3) de web conferência realizada pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc) sobre o regime de colaboração entre estado e municípios. O foco do debate foi como essa iniciativa pode fortalecer a aprendizagem.

A reunião on-line foi realizada por meio do aplicativo Cisco Webex Meetings, com a participação da presidente da Undime-PI e secretária municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Melo; do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; da diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo; e de dirigentes municipais de educação.

Durante a evento, foi discutido o regime de colaboração entre estados e municípios, que é um termo recorrente no Plano Nacional de Educação (PNE) e nas políticas educacionais, e qual o seu papel na melhoria dos resultados de aprendizagem, tanto em redes municipais quanto estaduais.

Em sua fala, a professora Érica Graziela ressaltou a importância do regime de colaboração para o fortalecimento da educação em todas as modalidades de ensino. “Falar de regime de colaboração entre Estado e municípios significa garantir melhorias na educação das nossas crianças e jovens, seja na infraestrutura, na garantia de acesso e permanência, no transporte e na formação de professores”, disse a presidente Undime-PI, que destacou as garantias legais da estratégia. “O regime de colaboração é uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela LDB”, acrescentou.

A diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, apresentou as parcerias entre o estado e os municípios do Piauí: Currículo Piauí, que possui a adesão de 186 municípios no regime de colaboração para construir o Currículo Ensino Fundamental do Piauí; Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete), que conta com 120 municípios parceiros; Canal Educação, que realiza transmissão de aulas ao vivo; Programa Mais Aprendizagem, que realiza formações para professores por meio do Canal Educação; e Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).

O secretário estadual de Educação, Ellen Gera, expôs as funcionalidades do Canal Educação para apoiar os municípios. “O Canal Educação tem sido muito utilizado para a formação, a ideia é de nós criarmos um canal formador para que possamos manter um modelo de formação continuada durante o ano todo, que possa colaborar não só com a rede estadual, mas que possa ser transmitido para todo o Piauí”, afirmou.

Ao final do evento foi feito um momento para esclarecer dúvidas dos dirigentes municipais sobre a temática da web conferência.


Parceria institucional