Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Diálogos pela Educação Municipal reúne 350 gestores e técnicos em São Raimundo Nonato

Todas as notícias Categorias

03/08/2022 Undime PI

Diálogos pela Educação Municipal reúne 350 gestores e técnicos em São Raimundo Nonato

Entre os dias 1º e 2 de agosto, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI) reuniram, em São Raimundo Nonato-PI, 350 gestores e técnicos das redes municipais de Educação de Antônio Almeida, Barras, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Domingos Mourão, Fartura do Piauí, Queimada Nova, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Simões, para os Diálogos pela Educação Municipal.

 

O evento, que contou com a presença de nomes reconhecidos nacionalmente, como o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, tratou sobre diversas temáticas que fazem parte da rotina das redes municipais de Educação. Neste segundo dia, a programação teve início com o debate sobre a contratação de pessoal e a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), encabeçado pelos auditores do TCE-PI Gilson Araújo e Arthur Rosa.

 

Gilson Araújo destaca que a participação do TCE-PI no evento faz parte de uma ação do tribunal para estar mais próximo das gestões municipais. "Queremos orientar os gestores em busca da efetivação da política pública da educação", ressaltou.

 

A palestra “O Novo Fundeb e a qualidade na Educação Pública” deu seguimento às atividades. Na ocasião, Hans Kelsen, consultor jurídico da Undime-PI, expôs as novidades sobre este incremento financeiro e esclareceu dúvidas dos presentes em relação ao tema.

 

Já a presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, apresentou as perspectivas da entidade e a sua contribuição para o desenvolvimento da Educação Pública no estado do Piauí. 

 

O segundo dia de evento foi finalizado com a participação do DME de Sobral-CE, Herbert Lima, que discutiu os desafios para uma Educação Pública de qualidade. Na oportunidade, o gestor detalhou as ações realizadas em seu município, que em 2021 conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). “É necessário que o gestor tome decisões no âmbito da ação pedagógica e, para isso, precisamos ter metas a cumprir e parâmetros para analisar se conseguimos alcançar tais metas”, enfatizou.

 

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a oficinas que trataram sobre o Conviva Educação, a Busca Ativa Escolar e o Projeto Político Pedagógico.

 

Érica Graziela, presidente da Undime-PI, define que o evento foi um sucesso, com boa adesão das redes de ensino e com a presença de debatedores especialistas nos temas discutidos. “Os participantes sairão daqui com uma bagagem repleta de conhecimentos que auxiliarão, com certeza, o seu processo de trabalho”, finaliza.


Parceria institucional