Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Projeto que oferta oficinas para professores de Língua Portuguesa é lançado em Teresina

Todas as notícias Categorias

04/11/2022 Undime PI

Projeto que oferta oficinas para professores de Língua Portuguesa é lançado em Teresina

 

 

 

A União dos Dirigentes Municipais do Estado do Piauí (Undime-PI) participou, nesta quinta-feira (3), do lançamento do projeto “A Gramática a Serviço da Língua”, de autoria do professor Cineas Santos. A ação visa ofertar formações para professores de Língua Portuguesa dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes estaduais e municipais de educação pública.

 

No evento, estiveram presentes a Presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Domingos Mourão, Erica Graziela Benício; a Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa; o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o Dirigente Municipal de Educação de Barras, Ramon Vieira e o professor e autor da iniciativa Cineas Santos. 

 

Sobre o projeto, Cineas Santos explica que é uma tentativa de tornar a Língua um instrumento de análise dentro do estudo da Gramática Normativa da Língua Portuguesa. “A expectiva é que possamos fazer com que o professor se interesse pela Língua e seja capaz de dizer ao aluno que ela cumpre uma função social”, destaca. O educador afirma, ainda, que a Língua é um dos principais instrumentos de cidadania: “Quem não consegue se expressar corretamente com a língua de seu país, não pode se dizer cidadão. A conquista da cidadania passa pela língua, que é um instrumento para expressar o que sentimos e vivemos”, pontua. 

 

Já a Presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, salientou a importância de trabalhar no desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas de educação. “O grande desafio dos dirigentes é aumentar a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática dos nossos estudantes. Então, nós precisamos de ações em colaboração com o Governo do Estado nessas duas áreas, que são essenciais para a educação em nossos municípios”, frisa. 

 

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, ressaltou que o estudante também é um cidadão e deve ser incluído nas atividades de cidadania. “Nós não podemos separar o estudante em redes, ele é um cidadão e quanto mais colaborativo for o nosso trabalho, mais desenvolvido será o nosso estado”, esclarece. 

 

Ao final do evento, a Governadora do Piauí, Regina Sousa, tratou da necessidade de o projeto alcançar todos os estudantes piauienses. “Esperamos trabalhar com uniformidade, e que essa ação possa servir a todos”, finaliza.


Parceria institucional