05/08/2022 Undime PI
As principais novidades sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) foram temas da webconferência Undime em Ação na Sua Casa promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), nesta quinta-feira (4).
O evento, transmitido pelo canal da instituição no Youtube, contou com a participação do vice-presidente da Undime Nacional e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima, e com mediação da presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, DME de Domingos Mourão.
Iniciando o momento, Érica Graziela destacou que a webconferência é uma das ações da Undime-PI com objetivo de levar mais conhecimento aos gestores. “A temática de hoje está sendo muito discutida pelos dirigentes, porque é algo bem novo e precisamos entender quais os critérios devem ser cumpridos pelos municípios para receber a complementação do VAAR”, disse.
Na ocasião, Alessio Costa explicou as formas de complementação do Novo Fundeb realizadas pelo Governo Federal, entre elas o VAAR. “O VAAR foi um mecanismo criado para estimular as redes a melhorarem as suas práticas de gestão e, também, os seus resultados educacionais. Essa complementação é medida por meio de três indicadores: metas e desempenho, taxas de aprovação e redução da evasão escolar”, afirmou.
Alessio Costa apresentou, também, aos participantes, as cinco condicionalidades para que o município seja habilitado no VAAR. “Dessas cinco, quatro dependem do município e uma depende do estado. Em resumo, se o seu município possui duas destas condicionalidades, já está habilitado para receber essa complementação em 2023”, definiu.
O gestor seguiu a sua exposição detalhando todas as ações que devem ser realizadas pelas Secretarias Municipais de Educação para atenderem as condicionalidades definidas pelo VAAR.
Confira a webconferência na íntegra no link https://www.youtube.com/watch?v=wBR3Kh6RB_A.
As principais novidades sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) foram temas da webconferência Undime em Ação na Sua Casa promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), nesta quinta-feira (4). O evento, transmitido pelo canal da instituição no Youtube, contou com a participação do vice-presidente da Undime Nacional e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima, e com mediação da presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, DME de Domingos Mourão. Iniciando o momento, Érica Graziela destacou que a webconferência é uma das ações da Undime-PI com objetivo de levar mais conhecimento aos gestores. “A temática de hoje está sendo muito discutida pelos dirigentes, porque é algo bem novo e precisamos entender quais os critérios devem ser cumpridos pelos municípios para receber a complementação do VAAR”, disse. Na ocasião, Alessio Costa explicou as formas de complementação do Novo Fundeb realizadas pelo Governo Federal, entre elas o VAAR. “O VAAR foi um mecanismo criado para estimular as redes a melhorarem as suas práticas de gestão e, também, os seus resultados educacionais. Essa complementação é medida por meio de três indicadores: metas e desempenho, taxas de aprovação e redução da evasão escolar”, afirmou. Alessio Costa apresentou, também, aos participantes, as cinco condicionalidades para que o município seja habilitado no VAAR. “Dessas cinco, quatro dependem do município e uma depende do estado. Em resumo, se o seu município possui duas destas condicionalidades, já está habilitado para receber essa complementação em 2023”, definiu. O gestor seguiu a sua exposição detalhando todas as ações que devem ser realizadas pelas Secretarias Municipais de Educação para atenderem as condicionalidades definidas pelo VAAR. Confira a webconferência na íntegra no link https://www.youtube.com/watch?v=wBR3Kh6RB_A.