06/05/2025Undime
Mudança no SIGPC simplifica procedimentos e reforça segurança na gestão de recursos educacionais; prazos de prestação de contas permanecem inalterados
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou uma modernização no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC). A partir desta terça-feira, 6 de maio, gestores municipais e estaduais só poderão acessar a plataforma por meio da Conta Única Gov.br, medida que visa simplificar processos e reforçar a segurança dos dados.
A integração do SIGPC ao Gov.br permitirá que os usuários utilizem uma única senha para acessar não apenas o sistema de prestação de contas, mas também outros serviços públicos federais. Segundo o FNDE, a mudança faz parte de um esforço para unificar ferramentas digitais do governo, evitando a necessidade de múltiplos logins e reduzindo riscos de falhas operacionais.
Prazos mantidos e cadastro atualizado
A autarquia destacou que a transição não afetará os prazos estabelecidos para envio de prestações de contas, garantindo que gestores possam se adaptar à nova regra sem prejuízos. No entanto, ressaltou a importância de manter o Cadastro-Base de Programas Educacionais (Habilita) atualizado, já que os direitos de acesso ao SIGPC estão vinculados a essa base.
Com a modernização, a autarquia espera reduzir inconsistências e agilizar a prestação de contas de programas educacionais em todo o país.
Suporte técnico disponível
Gestores que enfrentarem dificuldades na autenticação via Gov.br podem buscar auxílio no Balcão Virtual de Atendimento do FNDE, ou pelo e-mail cgapc.cgrec@fnde.gov.br.
Fonte: FNDE
Mudança no SIGPC simplifica procedimentos e reforça segurança na gestão de recursos educacionais; prazos de prestação de contas permanecem inalterados O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou uma modernização no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC). A partir desta terça-feira, 6 de maio, gestores municipais e estaduais só poderão acessar a plataforma por meio da Conta Única Gov.br, medida que visa simplificar processos e reforçar a segurança dos dados. A integração do SIGPC ao Gov.br permitirá que os usuários utilizem uma única senha para acessar não apenas o sistema de prestação de contas, mas também outros serviços públicos federais. Segundo o FNDE, a mudança faz parte de um esforço para unificar ferramentas digitais do governo, evitando a necessidade de múltiplos logins e reduzindo riscos de falhas operacionais. Prazos mantidos e cadastro atualizadoA autarquia destacou que a transição não afetará os prazos estabelecidos para envio de prestações de contas, garantindo que gestores possam se adaptar à nova regra sem prejuízos. No entanto, ressaltou a importância de manter o Cadastro-Base de Programas Educacionais (Habilita) atualizado, já que os direitos de acesso ao SIGPC estão vinculados a essa base. Com a modernização, a autarquia espera reduzir inconsistências e agilizar a prestação de contas de programas educacionais em todo o país. Suporte técnico disponívelGestores que enfrentarem dificuldades na autenticação via Gov.br podem buscar auxílio no Balcão Virtual de Atendimento do FNDE, ou pelo e-mail cgapc.cgrec@fnde.gov.br. Fonte: FNDE https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-moderniza-acesso-a-sistema-de-prestacao-de-contas-para-gestores-municipais-e-estaduais-de-educacao