Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Mato Grosso do Sul se junta à mobilização da Undime pelo Fundeb

Todas as notícias Categorias

08/07/2020Undime

Undime Mato Grosso do Sul se junta à mobilização da Undime pelo Fundeb

Seccional enviou carta aos parlamentares do estado reivindicando aprovação do Fundeb permanente

A Undime Mato Grosso do Sul divulgou carta em apoio e reivindicação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente. No texto, a seccional solicita aos senadores e deputados federais que representam o Estado no Congresso Nacional, a aprovação do Novo Fundeb.

A seccional se juntou à mobilização da Undime #UndimePeloFundeb e #JuntosPeloNovoFundeb no sentido de defender o Fundo permanente e a aprovação urgente para garantir o direito à educação. As seccionais da Undime Paraíba, São Paulo, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina também enviaram cartas aos parlamentares reforçando essa necessidade.

De acordo com a carta, dos 79 municípios sul-mato-grossenses, a maioria têm menos de 20 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e a arrecadação própria desses municípios não suportaria a perda do Fundeb, comprometendo a oferta de educação pública municipal, deixando milhares de crianças e jovens sem usufruir desse direito legítimo e constitucional. "(...) pedimos o empenho dos representantes sul-mato-grossenses para realizarem um grande esforço no Congresso Nacional com o objetivo de aprovar o referido fundo de maneira permanente e, assim, garantir a continuidade e o aprimoramento da educação pública em nosso Estado, bem como, no país".

A carta, asisnada pela presidente da seccional, Andreia Santos Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Camapuã (MS), reitera ainda que a grande preocupação neste momento é que a vigência do Fundo expira em 2020 e o Brasil passa por uma crise sem precedentes causada pela Covid-19. "Por isso, é urgente aprovar o Fundeb permanente e definir novos recursos orçamentários, para evitar um colapso na educação pública brasileira".

Leia aqui a carta na íntegra.

Fonte: Undime


Parceria institucional