Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Último dia do I Fórum Virtual da Undime-PI é marcado por reflexões sobre a educação piauiense em tempos de pandemia

Todas as notícias Categorias

09/10/2020 Undime PI

Último dia do I Fórum Virtual da Undime-PI é marcado por reflexões sobre a educação piauiense em tempos de pandemia

Em dois dias de evento, o I Fórum Virtual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) ampliou o conhecimento e agregou novas questões ao debate sobre “Desafios e Perspectivas da Educação piauiense durante a pós-Pandemia”. O evento on-line, transmitido pelo Youtube, contou com mais de 100 espectadores, dentre eles dirigentes e técnicos das Secretarias municipais de Educação, professores, conselheiros tutelares e outros profissionais que trabalham com a área da educação.

Neste segundo e último dia, as atividades foram iniciadas com a mesa virtual “Orientações e Normativas para o ano letivo de 2020”, em que a promotora de Justiça Flávia Gomes, o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-PI, Gilson Araújo, a coordenadora Estadual da UNCME/PI, Maria Antônia Silva (Lilica), e a presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí, Margareth Santos, discutiram acerca das resoluções, portarias e decretos que regulam a educação piauiense no período de pandemia.

A socióloga Lourdes Atié apresentou a videoconferência “Desafios da Escola em Tempos de Pandemia”. “A questão da escola não pertence só a secretaria municipal de Educação, ela pertence a todos da cidade, a todos os moradores, a todos os setores. A Educação é uma discussão pública que nós temos que encabeçar”, afirmou.

Durante a tarde, o evento contou com a participação dos representantes da Unicef Verônica Bezerra, Daniella Rocha e Vilmar Klemann, que trataram sobre “Guia Busca Ativa Escolar Em Crises e Emergências”. De acordo com os representantes, a busca ativa escolar é uma estratégia importante, pois diminui desigualdades e garante o direito à educação para crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória.

O professor e consultor em marketing Estratégico Sidney Martins proferiu a palestra “Ensino Híbrido: Engajamento em sala de aula e atividade remota – Metodologias Ativas”. O palestrante ressaltou a importância do protagonismo do professor na adaptação de sua metodologia para um metodologia ativa. “É importante trocar experiências, ter outros olhares de avaliação e ter um diálogo vivo junto com uma metodologia ativa, porque é nesse momento que eu espero o protagonismo dos meus alunos, mas eu devo já ser protagonista”, destacou.

A última palestra do dia tratou sobre “Transição de gestão: é possível construir o memorial de gestão de forma colaborativa” e foi apresentada pela representante nacional do Conviva Educação Mayra Polizel e pela articuladora do Conviva no Piauí, Carleidy Borges. Durante a palestra, Polizel explicou o que é o Conviva Educação: “o Conviva Educação é uma plataforma de gestão que tem por objetivo formar os dirigentes e suas equipes técnicas”, ressaltou. Já Carleidy Borges falou acerca da construção do memorial de gestão no Conviva Educação de forma colaborativa: “A gente entende que este trabalho sendo feito de uma forma integrada e com a equipe engajada, vocês vão ter com certeza um documento muito mais organizado e sistematizado e com informações importantes que vocês vão poder utilizar sempre”, afirmou.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, encerrou o evento agradecendo a todos que participaram e destacando o objetivo de levar informações a todas as redes municipais de Educação do Piauí. “Espero que a gente tenha contribuído com os municípios, que nós levemos as informações que vocês realmente necessitam, porque essa é a intenção da Undime apoiar os municípios, é para isso que estamos aqui”, disse.


Parceria institucional