Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Certificações e atrações culturais marcam o primeiro dia do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização

Todas as notícias Categorias

10/11/2022 Undime PI

Certificações e atrações culturais marcam o primeiro dia do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização

 

 

A entrega dos prêmios Gestor Educador e o Selo Undime de Alfabetização foi realizada, nesta quarta-feira (9), na abertura do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização que aconteceu no Diferencial Buffet, em Teresina. Na mesa de honra da solenidade, estiveram presentes a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, a Vice-presidente da instituição, Eliane Morais, o Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia e autoridades do segmento. 

As certificações têm como objetivo incentivar e reconhecer as práticas que geraram resultados para os municípios nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). O Gestor Educador e o Selo Undime de Alfabetização foram entregues a gestores e municípios que atenderam os critérios do regulamento das certificações.

No início das atividades, a Presidente da Undime-PI tratou do objetivo da promoção do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização. "Queremos, com esse evento, fortalecer as políticas de alfabetização e de educação infantil no nosso estado, entendendo que é uma etapa que deve ser prioritária nas gestões de educação", destaca.

A educadora enfatiza, ainda, a importância da presença dos prefeitos no seminário: "É importante estarmos aqui com os prefeitos, para que a educação pública de seus municípios seja aperfeiçoada, principalmente nas áreas que são a base do desenvolvimento humano", afirmou Érica Graziela Benício.

São Braz do Piauí foi um dos municípios que teve suas ações no âmbito da educação reconhecidas. A prefeita Deborah Cardoso afirma que a homenagem é um fruto da dedicação dos profissionais que trabalham a favor da educação pública na região. "Uma das nossas prioridades em nosso município é justamente a educação. Quando investimos e trabalhamos, percebemos os resultados do esforço empenhado", frisa.

Aldene Fonseca, DME de Bom Jesus, aponta a relevância do encontro para os desafios presentes na educação após a pandemia. "Para nós, educadores, é uma alegria muito grande estarmos aqui para receber essa premiação depois do desafio que todos passamos com o fechamento das escolas (durante a pandemia de Covid-19)", declara.

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, esteve na mesa de honra e ressaltou a importância de a Undime-PI motivar os municípios com a ação efetuada no evento. "É importante que haja o regime de colaboração. A educação infantil é, sim, prioridade para os municípios, mas é preciso o apoio do Estado e da União nessa missão", argumenta.

Para finalizar o primeiro dia, houve atrações culturais e um coquetel no local do evento.


Parceria institucional