Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Seminário da Undime-PI: Evento reúne 330 pessoas e discute desenvolvimento infantil e investimento na educação básica

Todas as notícias Categorias

11/11/2022 Undime PI

Seminário da Undime-PI: Evento reúne 330 pessoas e discute desenvolvimento infantil e investimento na educação básica

 

 

Com reflexões sobre desenvolvimento infantil, investimento na educação básica e desafios na alfabetização, o segundo dia do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização reuniu 330 pessoas no Diferencial Buffet, em Teresina. O evento contou com palestrantes renomados do cenário nacional de educação em sua programação. Israel Boniek, Luiz Miguel Garcia e Geraldo Almeida foram algumas das presenças desta quinta-feira (10).

Direcionado a professores, gestores escolares, Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) e equipes técnicas, o encontro realizou uma imersão em assuntos pedagógicos e socioemocionais da educação infantil. Segundo a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e DME de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, as apresentações do seminário são uma oportunidade de levar conhecimento para todas as regiões piauienses. "Essa é uma chance que os municípios têm de aperfeiçoar suas técnicas no ensino infantil e transformar a realidade da educação em seus municípios", destaca. 

A primeira palestra da programação do segundo dia foi ministrada pelo professor e doutor em educação Israel Boniek. Em sua apresentação, o docente trabalhou com a necessidade de a educação infantil ser aplicada de acordo com interesse das crianças e não dos adultos. "A aprendizagem deve estar na altura dos olhos das crianças, trabalhando com os interesses e necessidades dela e não dos pais", pontua. O profissional também explicou a importância de pais e educadores respeitarem os processos do desenvolvimento infantil em cada idade.

O Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Nacional) e DME de Sud Mennucci, Luiz Miguel Garcia, foi responsável em tratar do tema "Inovações em práticas pedagógicas: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental" na última palestra da manhã. O gestor enfatizou a relevância da educação pública na formação humana e da sociedade. "Nós somos renovamos com o contato com os nossos alunos e professores, por essa energia que a gente planta e recebe. A educação infantil é seguramente a nossa certeza de um futuro melhor para o nosso país", ressalta.

À tarde os participantes assistiram a palestra do professor e doutor em crítica literária Geraldo Almeida. O educador abordou as formas de solucionar dificuldades de leitura, escrita e produção de texto dos alunos da educação básica. "Minha expectativa é que vocês possam entender soluções para as escolas e aprendizado. A nossa solução é o encantamento e o envolvimento do profissional que ensina", frisa. 

 

Já o último momento da tarde contou com as palestras do Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) Gilson Soares e da promotora do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) Flávia Cordeiro. Na oportunidade, os especialistas debateram os desafios e estratégias para o cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação. "Hoje a gente apresentou esse acompanhamento que estamos fazendo junto a doze municípios para que o TCE possa ajudar as gestões a cumprirem essas metas estratégias, principalmente a Meta 1, que é o Plano Nacional de Educação", explica Gilson Soares. 

Em parceria com a Secretaria de Educação da Educação (Seduc) e a Ferraz Eventos e Treinamentos, a Undime-PI segue com seminário até o dia 11 de novembro de 2022 (sexta-feira).


Parceria institucional