Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime -PI promove 2ª formação da BNCC

Todas as notícias Categorias

11/12/2019 Undime PI

Undime -PI promove 2ª formação da BNCC

Nos dias 9 e 10 de Dezembro no Instituto Antonino Freire, aconteceu a 2ª Formação do Currículo do Piauí - Macro Módulo lll - Metodologias Ativas da Undime - Pi. Estiveram presentes articuladores, coordenadores municipais e coordenadores regionais. O círculo contou com aulas expositivas e debates sobre os novos métodos e didáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e também sobre às Metodologias Ativas que serão inseridas na educação dos municípios apartir do próximo ano, 2020.


Dinâmica nas salas da formação propiciam melhor entendimento para os participantes - Instituto Antonino Freire

Segundo Antonio Silva - Coordenador Estadual, a formação vai transformar a educação no estádo no Piauí. A meta passada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC foi de que até o fim do ano 70% dos profissionais da educação fossem capacitados, e o Piauí se destaca nacionalmente por já está finalizando a capacitação chegando a 120h do curso. No fim do percurso, articuladores e coordernadores passaram a organizar os horários das escolas e criarão cronogramas para aplicação dos novos formatos em sala de aula.

"A formação veio para possibilitar aos professores a aprenderem novos formatos de ensino, metodologias ativas, promovendo um novo olhar para os alunos municipais. Os materiais da formação são disponibilizados pelo próprio comiter da BNNC e após a formação, os dirigentes e articuladores ficaram responsáveis pela aplicação dos novos métodos no cotidiano das escolas. Por fim enxergar os alunos municipais na sua singularidade através dessa nova formulação." finaliza, Antonio.

Franklin Leal Dirigente Municipal da Educação - DME de Lagoinha do Piauí, destaca importância da formação para o estado do Piauí em loco os assuntos tratadas sobre o novo currículo. Dirigente fala ainda, que as informações tratadas no círculo são pertinentes para academia, e relata a necessidade de profissionais capacitados e atualizados para essa nova geração. Mas que o novo modelo premia a educação dos municipios no estado, com novas as técnicas educacionais enviadas pela equipe da BNCC.

"A formação de professores nesse novo padrão é o momento importante para falarmos sobre a educacão do nosso estado em loco os componentes do currículo. Destacamos nas salas da formação a nescessidade de profissionais com novas Metodologias, para que eles possam desenvolver nos alunos a capacidade de criar a sua própria história, tendo como base uma educação de mais qualidade. Que é proposta pela Base Comum Currícular." Finalizou DM.

 

Mais fotos:


Parceria institucional