Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Seminário de Educação Básica da Undime-PI aponta caminhos para a utilização dos recursos do Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

11/12/2021 Undime PI

Seminário de Educação Básica da Undime-PI aponta caminhos para a utilização dos recursos do Novo Fundeb

A discussão do tema “Novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado”, ocorrida nesta sexta-feira (10), durante o 2° dia de Seminário de Educação Básica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), mostrou os caminhos possíveis para a utilização deste recursos pelas Secretarias Municipais de Educação.

Participaram do debate o presidente da Undime Região Nordeste e dirigente municipal de Educação de Ibaretama-CE, Alessio Costa Lima; o coordenador de operacionalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leomir Araújo; e o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Na ocasião, Alessio Costa destacou as ações da Undime para a aprovação do Novo Fundeb. "Nós que somos ligados à Educação, a Undime e outras instituições, fomos coadjuvantes na aprovação desta lei. Foram cinco anos de discussões, de debates e de amadurecimento e a Undime esteve presentes em todos eles", frisou.

Já Leomir Araújo apresentou os 10 mitos e verdades sobre o Novo Fundeb e apontou as orientações do FNDE sobre a utilização do recurso.

Gilson Araújo explicou quais seriam, para o TCE-PI, os profissionais da educação a quem são destinados 70% dos recursos totais do Novo Fundeb. "São os profissionais definidos pelo artigo 61, da LDB; e do artigo 1° da Lei 13.935, de 2019", destacou.

Pedagoga Regina Shudo

"O que aprendemos com a pandemia e os itinerários possíveis para a educação" foi tema da palestra proferida pela pedagoga Regina Shudo. Em sua fala, a palestrante pontuou quais as consequências da pandemia para a Educação. "A escola de fato nunca mais será a mesma, por isso precisamos de uma nova carta de navegação. Na pandemia, entramos em um mar de escuridão e a luz veio da educação", acrescentou.

Ainda na parte da manhã, as Conferências Municipais de Educação foi o tema de início das atividades do 2° dia de Seminário, tendo como palestrante Manoel Humberto Gonzaga Lima, coordenador do Fórum Nacional de Educação.

Manoel Humberto Gonzaga Lima - Fórum Nacional de Educação

As Avaliações Diagnósticas e Formativas foi a temática inicial das palestras da tarde, com os palestrantes Alexandre Guilherme, coordenador-geral de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC); e Denise Dias, coordenadora-geral do Ensino Fundamental do MEC.

Em seguida, Alexander Moreira, coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica do MEC; e Eliane Silva, coordenadora de programas especiais do FNDE, abordaram o diagnóstico e planejamento no Plano de Ações Articuladas – PAR 4.

Alexander Moreira - MEC

Já Bruno Ribeiro, coordenador de Prestação de Contas do FNDE, expôs aspectos referentes à prestação de contas pelas Secretarias Municipais de Educação.

O último dia contou com a apresentação dos alunos da oficina de bandolins da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras. A oficina faz parte do Núcleo de Cultura e Arte.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela, avaliou a realização do evento como um sucesso. "Nestes dias de evento, tivemos a presença de representantes de municípios de norte a sul do Piauí, o que mostra a força da Undime-PI e, para o próximo ano, já estamos preparando a nossa agenda de eventos", complementou.


Parceria institucional