Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime acompanha a implementação de mais uma etapa do Programa Escola da Terra no Piauí

Todas as notícias Categorias

12/08/2020 Undime PI

Undime acompanha a implementação de mais uma etapa do Programa Escola da Terra no Piauí

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) acompanhou, na tarde desta quarta-feira (12), reunião coordenada pela coordenação do Programa Escola da Terra do Ministério da Educação (MEC), que no Piauí é coordenado por representantes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A capacitação está disponível com 120 vagas para 13 municípios piauienses.

Nesta etapa, os municípios pertencem ao Território dos Cocais e foram escolhidos para indicar professores de escolas que ficam em áreas rurais e técnicos das secretarias municipais de educação para participar de um curso de capacitação que leva a marca Escola da Terra.

O objetivo é otimizar a educação em classes multisseriadas e, em longo prazo, reduzir o número de classes desse tipo no Brasil. “Conhecendo a realidade do país, acabar com o tipo de ensino aplicado nas classes multisseriadas, infelizmente, não é um projeto de curto prazo”, afirmou Keyla Rejane Almeida, coordenadora do Programa Escola da Terra no Piauí.

A escolha dos municípios que podem receber a capacitação, que será realizada por meio da internet, adotou critérios como: ter o número de escolas da rede rural maior que o da urbana, ter grande número de classes multisseriadas nestas escolas rurais e ficar, geograficamente, próximo a Teresina para facilitar o deslocamento dos coordenadores da Ufpi. A justificativa foi dada pela Coordenadora Keyla Rejane Almeida.

Os municípios piauienses selecionados foram: Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joaquim Pires, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial. O município-polo será Esperantina. “Alguns municípios ainda não responderam à convocação do programa e é importante que o façam. Toda iniciativa que tem o objetivo de capacitar nossos gestores, técnicos e professores para melhorar a qualidade do ensino das crianças nas escolas municipais tem o apoio da Undime. Voltar os olhos para classes e estudantes das áreas rurais é necessário e urgente”, considerou a Professora Érica Graziela Benício, Dirigente Municipal de Domingos Mourão e presidente da Undime-PI.

Escola da Terra

A Escola da Terra tem o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades. Nas escolas de comunidades quilombolas, visa fortalecer a escola como espaço de vivência social e cultural.


Parceria institucional