Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Durante audiência pública, Undime-PI enfatiza prioridade das redes municipais de ensino com o cuidado com a vida dos alunos

Todas as notícias Categorias

13/08/2020 Undime PI

Durante audiência pública, Undime-PI enfatiza prioridade das redes municipais de ensino com o cuidado com a vida dos alunos

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, nesta quinta-feira (13), de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) para discutir o retorno das atividades escolares em todo o Estado do Piauí. Durante o encontro, que se deu por videoconferência, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, enfatizou que a prioridade das redes municipais de ensino é preservar a vida dos estudantes.

"Nós trabalhamos para garantir uma educação pública de qualidade; temos tentado manter o vínculo da criança com a escola e a continuidade do processo educacional através das aulas remotas iniciadas, na maioria dos municípios, no mês de maio. Temos tido essa preocupação com o retorno, porque a nossa prioridade é preservar a vida dos nossos alunos. Então, os nossos municípios, se preciso for, estão preparados para dar continuidade com as aulas remotas", disse.

Além de deputados estaduais, participaram do encontro on-line representantes da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc); da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec); da Associação Piauiense de Municípios (APPM); dos Sindicatos dos trabalhadores em Educação Básica pública do Piauí (Sinte) e dos Servidores Públicos Municipais de Teresina; entre outras entidades do segmento da Educação.

Érica Graziela apresentou, ainda, durante o encontro, questões pontuais que foram discutidas pela entidade e os dirigentes municipais de Educação. “Nós temos a questão do transporte escolar: a grande maioria dos nossos municípios ofertam o programa de transporte escolar, em alguns municípios 80% dos alunos são transportados até as nossas escolas, então, é um fator de risco. Temos também que pensar na testagem de alunos e profissionais; nós sabemos que isso exige um custo financeiro para os nossos municípios de forma imediata, além da aquisição de EPIs e da estrutura das nossas escolas que precisa ser repensada”, elencou.

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa evidenciou que pessoas sintomáticas ou não podem transmitir a doença. “Há estudos recentes mostrando que pessoas sintomáticas ou não transmitem igualmente, e talvez as crianças sem sintomas sejam importante fontes de transmissão da doença, então, as crianças adoecem menos, mas são também muito infecciosas”, afirmou.

O secretário de estado da Educação, Ellen Gera, destacou que o retorno para o ambiente presencial das escolas no Piauí é muito difícil. “A volta para o ambiente presencial das escolas seria algo realmente muito difícil, porque a escola é um espaço de aglomeração e nós temos uma parcela muito grande da população piauiense na escola. Só falando de educação básica, nós temos diretamente um milhão de pessoas, ou seja, praticamente um terço do estado do Piauí, seja escolas municipais, estaduais ou federais”, afirmou.

Proponente da audiência, o deputado estadual João de Deus, ao final das discussões, solicitou que fosse incorporado às instâncias de decisões estaduais sobre a retomada de aulas presenciais, um comitê com os representantes de todos os segmentos de Educação do Estado do Piauí.


Parceria institucional