Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Redes municipais de educação recebem orientações sobre programa parceria Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Todas as notícias Categorias

16/09/2020 Undime PI

Redes municipais de educação recebem orientações sobre programa parceria Jovens Empreendedores Primeiros Passos

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, na manhã desta terça-feira (15), reunião on-line com dirigentes municipais de Educação e com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) para tratar sobre a parceria Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O encontro on-line teve como pauta orientações sobre a parceria. Ao todo, 23 municípios estão participante do projeto, cada um com uma turma de 30 alunos (8º ou 9º ano).A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) realizou, na manhã desta terça-feira (15), reunião on-line com dirigentes municipais de Educação e com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) para tratar sobre a parceria Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O encontro on-line teve como pauta orientações sobre a parceria. Ao todo, 23 municípios estão participante do projeto, cada um com uma turma de 30 alunos (8º ou 9º ano).

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) tem como objetivo de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

A presidente da Undime-PI e secretária municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância das escolas terem acesso a internet para a realização do curso. “O curso é todo através de ambiente virtual e cada município deverá escolher qual a plataforma digital irá realizar essas reuniões”, ressaltou.

A analista do Sebrae Bruna Lopes destacou a importância do professor moderador das turmas para a aplicação do projeto. “O mediador vai ser aquela pessoa que vai dar o apoio para o instrutor do Sebrae e vai está ali disciplinando o aluno, caso precise. Ele também irá acompanhar no chat a questão da frequência. Nós precisamos muito que o professor esteja como moderador porque há uma ligação, uma conexão já feita com o aluno”, afirmou.


Kassandra Bona, credenciada do Sebrae, apresentou os temas que serão aplicadoa em cada turma contemplada pelo projeto. “O oitavo ano tem como tema o ‘empreendedorismo social’, então os alunos irão entender definitivamente o que é empreendedorismo social, desmistificando alguns conceitos em relação à temática e estarão aptos a criação de projetos se assim desejarem e em algum momento que precisarem. O nono ano tem como tema ‘novas ideias, grandes negócios’, então eles vão formatar uma ideia de negócio e estarão aptos, também, a criar projetos voltados para monetizar uma ideia ou sonho”, ressaltou.


Confira um resumo das principais informações para a aplicação do projeto pelos municípios contemplados:


• São 23 municípios participantes, cada um com uma turma de 30 alunos (8º ou 9º ano)

• Cada turma terá um professor moderador indicado pelo município. Esse professor moderador não terá remuneração e nem certificação.

• Posteriormente esse professor moderador poderá receber uma formação complementar sobre empreendedorismo com certificação do Sebrae.

• Os municípios devem encaminhar um ofício para o Sebrae, solicitando a quantidade de livros correta, até o dia 18/09 (sexta-feira), com as seguintes informações: nome da escola, nome do professor, telefone, email, relação dos alunos, qual ano vai realizar 8º ou 9º ano ou os 2. (Obs: para os municípios que ainda não enviaram)

• Enviar para o e-mail: bruna.lopes@pi.sebrae.com.br

• O curso tem uma carga horária de 10 h/a divididas em 5 encontros de 2 h/a.

• O município juntamente com o Sebrae definirá qual a melhor plataforma e também o melhor horário para a execução do curso.

• Depois do envio do ofício a responsabilidade de pegar o material para os alunos em Teresina é do município. 

• O material será entregue na sede do Sebrae, na Avenida Campos Sales, 1046. Horário de funcionamento: 8h às 14h.


Parceria institucional