19/09/2022 Undime PI
Professores e coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática das redes municipais de Educação de todo o Piauí reuniram-se, nesta sexta-feira (16), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para participar da oficina do Sistema de Avaliação de Educação do Piauí (Saepi), promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI). A temática da formação foi sobre os "Percursos Pedagógicos que geram resultados" e a apresentação da proposta de formação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a coordenadores pedagógicos.
Cerca de 120 educadores estiveram presentes para acompanhar os temas abordados pelos formadores. O diretor da Undime-PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) do município de Barras, Cláudio Cezar, afirmou que a presença dos profissionais é essencial para o desenvolvimento da educação nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no Piauí. "Essa formação vai direcionar o trabalho na área de Matemática e Língua Portuguesa, irá melhorar nossa atuação dentro dos municípios", frisa.
"Nós, enquanto educadores, que buscamos e lutamos por uma educação pública de qualidade, precisamos sempre estar em busca de conhecimento. A Undime que preza por essa qualidade está sempre à frente apoiando os municípios, secretários e equipes técnicas", salienta a DME de Santa Rosa do Piauí e participante da oficina, Janaína Freitas.
Sobre as palestras ministradas no encontro, a Coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela Oliveira, tratou do material didático complementar direcionado a alunos do terceiro ano do ensino fundamental que foram prejudicados pela pandemia. "Nós também vamos trazer a formação acerca desse material para os coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Todos os municípios vão ter a oportunidade de enviar seus profissionais para receber a formação direto da editora", explica.
Outro ponto levantado pelos palestrantes, foi sobre os percursos pedagógicos que vão trazer resultados no Saepi. O responsável por abordar o assunto foi o DME de Pau D'arco do Piauí, Pedro Alves, que enfatizou a necessidade de aulas que envolvam os alunos nos temas apresentados em sala de aula. "Hoje nós precisamos entender quais são os percursos pedagógicos que trazem resultados. Precisamos de uma perspectiva lúdica, trazendo determinados campos que possam conduzir o aluno a pensar diferente", aponta.
À tarde, a oficina foi finalizada com a continuidade dos temas abordados pela manhã.
Professores e coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática das redes municipais de Educação de todo o Piauí reuniram-se, nesta sexta-feira (16), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para participar da oficina do Sistema de Avaliação de Educação do Piauí (Saepi), promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI). A temática da formação foi sobre os "Percursos Pedagógicos que geram resultados" e a apresentação da proposta de formação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a coordenadores pedagógicos. Cerca de 120 educadores estiveram presentes para acompanhar os temas abordados pelos formadores. O diretor da Undime-PI e Dirigente Municipal de Educação (DME) do município de Barras, Cláudio Cezar, afirmou que a presença dos profissionais é essencial para o desenvolvimento da educação nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no Piauí. "Essa formação vai direcionar o trabalho na área de Matemática e Língua Portuguesa, irá melhorar nossa atuação dentro dos municípios", frisa. "Nós, enquanto educadores, que buscamos e lutamos por uma educação pública de qualidade, precisamos sempre estar em busca de conhecimento. A Undime que preza por essa qualidade está sempre à frente apoiando os municípios, secretários e equipes técnicas", salienta a DME de Santa Rosa do Piauí e participante da oficina, Janaína Freitas. Sobre as palestras ministradas no encontro, a Coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela Oliveira, tratou do material didático complementar direcionado a alunos do terceiro ano do ensino fundamental que foram prejudicados pela pandemia. "Nós também vamos trazer a formação acerca desse material para os coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Todos os municípios vão ter a oportunidade de enviar seus profissionais para receber a formação direto da editora", explica. Outro ponto levantado pelos palestrantes, foi sobre os percursos pedagógicos que vão trazer resultados no Saepi. O responsável por abordar o assunto foi o DME de Pau D'arco do Piauí, Pedro Alves, que enfatizou a necessidade de aulas que envolvam os alunos nos temas apresentados em sala de aula. "Hoje nós precisamos entender quais são os percursos pedagógicos que trazem resultados. Precisamos de uma perspectiva lúdica, trazendo determinados campos que possam conduzir o aluno a pensar diferente", aponta. À tarde, a oficina foi finalizada com a continuidade dos temas abordados pela manhã.