Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de reunião sobre implantação de novas turmas do Parfor

Todas as notícias Categorias

21/05/2022 Undime PI

Undime-PI participa de reunião sobre implantação de novas turmas do Parfor

https://undime.org.br/uploads/fotos/phpzKIL6l_6288de6e63fa0.jpg

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, na tarde de hoje (20), de reunião sobre a implantação de novas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O encontro contou com presença de professores, coordenadores e Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) de municípios do Piauí. Na ocasião, a entidade foi representada pela vice-presidente e DME de Francinópolis, Eliane Morais.

Durante a reunião, Eliane Morais destacou a necessidade de um maior alcance do programa. “Sei da relevância do Parfor e de que é preciso que o programa tenha uma abrangência maior. São necessárias mais políticas públicas e nós, da Undime, estamos à disposição para colaborar no que for possível”, afirmou a vice-presidente.

“O Parfor é ofertado em regime de colaboração e a Undime exerce um papel fundamental nessa articulação com os municípios; não apenas na articulação, mas no planejamento estratégico do programa. Contamos muito com essa parceria com a Undime”, disse a Coordenadora-geral do Parfor na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria da Glória Ferro.

Durante a abertura da reunião, cada participante fez comentários sobre os benefícios do programa. É o caso de John Lima, coordenador da Secretaria Municipal de Educação de Luzilândia: “Fiz a segunda licenciatura no Parfor, no curso de História, e essa formação me possibilitou ingressar e concluir o mestrado e agora estou no doutorado. O programa foi um divisor de águas na minha vida”, destacou.

Em seguida, foi apresentada a lista de Instituições de Ensino Superior (IES) e cursos pré-aprovados para a 3ª fase do Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os cursos, foram aprovadas as primeiras licenciaturas em Educação Física, nos municípios de Batalha, Floriano, Luzilândia, Miguel Alves, Parnaíba, Pedro II, Picos e Teresina; e em Geografia, nos municípios de Currais e Miguel Alves; além da segunda licenciatura em Geografia, nos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Parnaíba, Pedro II, Picos e Teresina.

“A orientação da Capes é de que o professor seja fiel à sua realidade. É importante o município mostrar suas reais necessidades para a Coordenação”, recomendou Maria da Glória Ferro, acrescentando que “tudo depende dos municípios, dos secretários e dos professores”. “Peço que façamos essa movimentação”, finalizou.

Confira abaixo o Edital da Capes, a lista de IES e cursos aprovados para a terceira etapa do Edital, o regulamento do Parfor e suas alterações:

Edital Capes;

Relação de IES e cursos aprovados para a terceira etapa do Edital da Capes;

Regulamento do Parfor;

Alterações.


Parceria institucional