Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Saeb: Profissionais de educação participam de oficinas em Seminário da Undime-PI

Todas as notícias Categorias

21/07/2023 Undime PI

Saeb: Profissionais de educação participam de oficinas em Seminário da Undime-PI

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) realizou, nesta quinta-feira (20), o Seminário Saeb, evento que teve como objetivo fortalecer as gestões municipais de educação. O encontro contou com a participação de 240 educadores de 53 municípios piauienses na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Piauí (Sebrae-PI), localizado no Centro Norte de Teresina.

Thereza Sotero, consultora de educação do Sebrae-PI, conduziu a palestra de abertura com o tema “As Dimensões da Gestão Escolar” e destacou os desafios e os tipos de gestão escolar. “Fazer gestão nas escolas é um desafio e nós mostramos aos professores e gestores como se faz gestão na educação, nosso objetivo foi criar meios e estratégias com foco no projeto político pedagógico”, explica.

O Censo Escolar 2023 foi também abordado no Seminário Saeb. Gestores e técnicos tiveram a oportunidade de resolver dúvidas com a coordenadora do Censo Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luciana Evangelista. Na oportunidade, a profissional reforçou que o sistema irá avaliar neste ano a qualidade. “Como comentado no Fórum da Undime-PI, em 2023, o Censo Escolar será medido pela qualidade e não por quantidade. Isso é importante para que realmente tenhamos estatísticas pertinentes para a nossa educação e que possamos melhorar os resultados”, ressalta.

À tarde, os participantes estiveram nas salas das oficinas que aconteceram de forma simultânea no evento. As áreas de ensino de Matemática, Língua Portuguesa , Ciências Humanas e Natureza foram tratadas por especialistas nas capacitações. Dirigentes Municipais de Educação (DMEs) também participaram de uma oficina voltada para a formação de gestores.

A mestre em educação e especialista em Matemática Silmara Bezerra foi responsável na condução da oficina de Matemática. A educadora afirmou que o espaço foi para trabalhar com as experiências das escolas dos municípios. “Nós estivemos com 70 profissionais de educação entre professores e formadores, e discutimos um pouco a formativa Saeb, além de trabalhar escalas de proficiências, atividades de elaboração de ítens e discutir o que cada Secretaria está trabalhando na Matemática”, frisa.

Sobre o Seminário Saeb, a DME de Landri Sales Adriana Teixeira apontou que o encontro foi uma importante ferramenta de conhecimento para os gestores sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “É de grande relevância para todos os municípios, tendo em vista que as avaliações externas estão se aproximando e é o momento que todos nós trabalhamos para obter bons índices”, pontua.

A presidente da Undime-PI e DME de Francinópolis, Eliane Morais, salientou no Seminário que a expectativa é que todas as Secretarias Municipais de Educação saiam do evento fortalecidas para o Saeb. “Acredito que a partir daqui as nossas Secretarias sairão fortalecidas e mais qualificadas para o Saeb. A Undime agradece a confiança de cada gestor no trabalho que desenvolvemos”, destaca.


Parceria institucional