22/03/2023 Undime PI
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) assinou, nesta terça-feira (21), o Pacto pela Educação do Piauí no lançamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE). O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação (DMEs), prefeitos e autoridades do segmento.
O Pacto pela Educação do Piauí é um documento que visa estabelecer o compromisso pela efetividade da educação entre as seguintes instituições: a Undime-PI; Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB); o Conselho Estadual de Educação (CEE/PI); a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); o Governo do Estado do Piauí; o Instituto Articule; o Ministério Público de Contas do Estado do Piauí (MPC/PI); o Ministério Público Estadual do Piauí (MPPI); o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).
A presidente da Undime-PI e DME de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições para a efetivação da educação pública. “Esse espaço de articulação é onde nós teremos a oportunidade de dialogar com várias entidades e ter o apoio necessário para os nossos municípios. Esperamos que através da educação nós possamos formar cidadãos cada vez melhores”, afirma.
Sobre o assunto, o presidente do TCE-PI, Conselheiro Kennedy Barros, salientou a importância do GAEPE para integrar em todo país discussões sobre políticas públicas para a educação. “É uma oportunidade de você integrar o Brasil e de divulgar seu potencial nas discussões sobre políticas públicas. Então, é uma forma de fazer uma política de educação de eficiência. Nós somos o primeiro GAEPE do Nordeste do Brasil e o oitavo do país, com muito orgulho”, frisa.
Entre as autoridades presentes estiveram o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a Conselheira do TCE-PI Rejane Dias; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o conselheiro do TCE-PI Paulo Curi; a presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti; o presidente do TJ-PI, o desembargador Hilo de Almeida Sousa; O presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Rodrigo Coelho, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e o presidente do Atricon, Cezar Miola.
Fotos: TCE-PI
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) assinou, nesta terça-feira (21), o Pacto pela Educação do Piauí no lançamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE). O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação (DMEs), prefeitos e autoridades do segmento. O Pacto pela Educação do Piauí é um documento que visa estabelecer o compromisso pela efetividade da educação entre as seguintes instituições: a Undime-PI; Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB); o Conselho Estadual de Educação (CEE/PI); a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); o Governo do Estado do Piauí; o Instituto Articule; o Ministério Público de Contas do Estado do Piauí (MPC/PI); o Ministério Público Estadual do Piauí (MPPI); o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A presidente da Undime-PI e DME de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições para a efetivação da educação pública. “Esse espaço de articulação é onde nós teremos a oportunidade de dialogar com várias entidades e ter o apoio necessário para os nossos municípios. Esperamos que através da educação nós possamos formar cidadãos cada vez melhores”, afirma. Sobre o assunto, o presidente do TCE-PI, Conselheiro Kennedy Barros, salientou a importância do GAEPE para integrar em todo país discussões sobre políticas públicas para a educação. “É uma oportunidade de você integrar o Brasil e de divulgar seu potencial nas discussões sobre políticas públicas. Então, é uma forma de fazer uma política de educação de eficiência. Nós somos o primeiro GAEPE do Nordeste do Brasil e o oitavo do país, com muito orgulho”, frisa. Entre as autoridades presentes estiveram o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a Conselheira do TCE-PI Rejane Dias; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o conselheiro do TCE-PI Paulo Curi; a presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti; o presidente do TJ-PI, o desembargador Hilo de Almeida Sousa; O presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Rodrigo Coelho, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e o presidente do Atricon, Cezar Miola. Fotos: TCE-PI