Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI e Seduc-PI apresentam PRO-Alfabetização na Idade Certa aos municípios da 8ª à 13ª GRE

Todas as notícias Categorias

22/04/2021 Undime PI

Undime-PI e Seduc-PI apresentam PRO-Alfabetização na Idade Certa aos municípios da 8ª à 13ª GRE

Nesta quinta-feira (22), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI) apresentaram o programa e o termo de adesão ao PRO-Alfabetização na Idade Certa para os municípios que compõem da 8ª à 13ª Gerência Regional de Educação (GRE). O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a alfabetização na idade certa.

O PRO-Alfabetização na Idade Certa tem o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Durante a reunião, a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes, destacou o surgimento do programa. “Esse programa surge a partir de dados e evidências de como está a situação do nosso estado de forma geral com base na ANA e no Saeb de 2019”, disse.

 

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, ressaltou a importância do projeto para a alfabetização no Piauí. “Nós precisamos de ações concretas que nos auxiliem neste trabalho, seja nas formações, seja na disponibilização de materiais didáticos para as nossas crianças e até mesmo com a aplicação da ANA, que é um norte para todos nós”, afirmou.

Já Gabriela Oliveira, coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (em regime de colaboração), explicou que os eixos do programa são: o Fortalecimento da Aprendizagem; o Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; a Cooperação, articulação e incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o programa. O cronograma de reuniões finaliza nesta sexta-feira (23) com os municípios jurisdicionados pelas demais GREs.


Parceria institucional