Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Debate sobre recomposição de aprendizagem é destaque no 9° FNEx

Todas as notícias Categorias

22/08/2022 Undime PI

Debate sobre recomposição de aprendizagem é destaque no 9° FNEx

Nesta sexta-feira (19), foram encerradas as atividades do 9° Fórum Nacional Extraordinário da Undime, em Brasília. O encontro reuniu Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e profissionais da área com o objetivo de levantar temáticas acerca da educação pública. 

Durante o penúltimo dia, os presentes participaram de debates sobre a recomposição de aprendizagens e as dificuldades apresentadas com o retorno das aulas presenciais. A palestra foi ministrada pela Diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole, que tratou das estratégias e ações para enfrentar os desafios gerados pelas medidas instauradas no combate à Covid-19.

"Não podemos acreditar que dois anos ou dois anos e meio, como ainda acontece em alguns municípios do Brasil, vão ser superados com aulas pontuais de recuperação. É crucial para nós sabermos que recuperação e recomposição são coisas muito diferentes", explica.

Presente ao Fórum, o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou a importância da promoção do trabalho desenvolvido pelos educadores. "Apesar das tecnologias e inovações, ficou claro que o papel do professor em sala de aula é insubstituível. O Brasil tem que pensar em uma política consistente de valorização do profissional de educação, independente do governo", afirma.

Na oportunidade, o coordenador pedagógico do município de Prata do Piauí, José Nilton, enfatizou sua experiência como participante do Fórum. "É muito significativa a minha participação na delegação do Piauí no 9° Fórum Extraordinário da Undime para reflexão das políticas educacionais com o fim de elaborar, refletir e qualificar os municípios", frisa.

Para encerrar as apresentações do Fórum, aconteceu uma palestra sobre o relatório da Comissão Internacional O Futuro da Educação, além de uma plenária que teve como finalidade discutir alterações estatutárias e a Carta do 9° FNEx.

A Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e DME de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, apontou os ganhos que o evento promove aos gestores participantes. "Por meio das discussões levantadas em palestras e mesas redondas organizadas no Fórum, iremos levar mais conhecimento para as nossas gestões. Tivemos a presença de mais de cinquenta municípios piauienses e essa participação vai ter reflexo nas redes municipais de ensino do nosso Estado", finaliza.


Parceria institucional