22/11/2024Undime
Evento, realizado pelo Ministério da Educação, contou com o lançamento do curso “Estratégias socioemocionais para as infâncias”, iniciativa do MEC, Faculdade de Educação de Harvard e Itaú Social
A Undime participou, nesta quinta-feira (21), do Seminário Internacional Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-Estar do Professor - Cultivando Bases Emocionais, Sociais e Cognitivas. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Na ocasião, a Undime foi representada pelas cinco regiões brasileiras. Na mesa de abertura, Maristela Guasselli, presidente da Undime Região Sul e Undime/RS, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, falou pela instituição.
Também participaram Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Fernanda Abreu, presidente da Undime/AC e Dirigente Municipal de Educação de Xapuri/AC, representando a Região Norte; Michael Lopes da Silva, presidente da Undime/PB, vice-presidente da Região Nordeste e Dirigente Municipal de Educação de Esperança/PB; e Paulo Madson, vice-presidente da Undime Região Centro-Oeste e Dirigente Municipal de Educação de Santa Rita do Trivelato/MT. A coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista, também participou do evento.
Para Maristela, o olhar de atenção para o socioemocional é urgente. “Nós viemos de uma pandemia, entramos numa calamidade e passamos por tantas outras questões, que às vezes, impedem que os processos sejam mais leves. Então a questão da saúde emocional e mental está, sim, afetando os nossos professores, as nossas crianças e os pais das nossas crianças. É de extrema importância debater esse assunto, bem como esse curso que será disponibilizado com a participação e a presença da universidade”, afirmou.
Durante o seminário, o MEC lançou o curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias” cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioemocional de crianças no ambiente escolar e familiar, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para as infâncias.
A formação é gratuita e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). A iniciativa é uma parceria entre o MEC, a Easel Lab da Faculdade de Educação de Harvard e a Fundação Itaú.
O evento contou, ainda, a participação de Stephanie Jones, diretora do Ecological Approaches to Social Emotional Learning (Easel) Laboratory, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que apresentou a metodologia baseada nos SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning), desenvolvida pelo Easel Lab, que utiliza um conjunto de atividades, jogos e rotinas aplicáveis em diversos contextos do cotidiano das crianças.
Fonte e fotos: Undime
Evento, realizado pelo Ministério da Educação, contou com o lançamento do curso “Estratégias socioemocionais para as infâncias”, iniciativa do MEC, Faculdade de Educação de Harvard e Itaú Social A Undime participou, nesta quinta-feira (21), do Seminário Internacional Desenvolvimento Integral da Criança e Bem-Estar do Professor - Cultivando Bases Emocionais, Sociais e Cognitivas. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Na ocasião, a Undime foi representada pelas cinco regiões brasileiras. Na mesa de abertura, Maristela Guasselli, presidente da Undime Região Sul e Undime/RS, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, falou pela instituição. Também participaram Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Fernanda Abreu, presidente da Undime/AC e Dirigente Municipal de Educação de Xapuri/AC, representando a Região Norte; Michael Lopes da Silva, presidente da Undime/PB, vice-presidente da Região Nordeste e Dirigente Municipal de Educação de Esperança/PB; e Paulo Madson, vice-presidente da Undime Região Centro-Oeste e Dirigente Municipal de Educação de Santa Rita do Trivelato/MT. A coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista, também participou do evento. Para Maristela, o olhar de atenção para o socioemocional é urgente. “Nós viemos de uma pandemia, entramos numa calamidade e passamos por tantas outras questões, que às vezes, impedem que os processos sejam mais leves. Então a questão da saúde emocional e mental está, sim, afetando os nossos professores, as nossas crianças e os pais das nossas crianças. É de extrema importância debater esse assunto, bem como esse curso que será disponibilizado com a participação e a presença da universidade”, afirmou. Durante o seminário, o MEC lançou o curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias” cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioemocional de crianças no ambiente escolar e familiar, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para as infâncias. A formação é gratuita e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). A iniciativa é uma parceria entre o MEC, a Easel Lab da Faculdade de Educação de Harvard e a Fundação Itaú. O evento contou, ainda, a participação de Stephanie Jones, diretora do Ecological Approaches to Social Emotional Learning (Easel) Laboratory, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que apresentou a metodologia baseada nos SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning), desenvolvida pelo Easel Lab, que utiliza um conjunto de atividades, jogos e rotinas aplicáveis em diversos contextos do cotidiano das crianças. Fonte e fotos: Undime