Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Caravana Undime em Ação realiza primeiro encontro de 2022 em Oeiras

Todas as notícias Categorias

24/02/2022 Undime PI

Caravana Undime em Ação realiza primeiro encontro de 2022 em Oeiras

 

A Caravana Undime em Ação, iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), deu início, nesta quinta-feira (24), às suas atividades de 2022, no município de Oeiras. Na oportunidade, gestores e técnicos das redes municipais da região Vale do Canindé puderam discutir com técnicos da Undime-PI e de instituições parceiras assuntos importantes para as redes municipais de educação.

Entre os temas discutidos, estiveram o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Piso Salarial do Magistério, o ICMS Educação, a prestação de contas e responsabilização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), os desafios e as oportunidades da BNCC para o empreendedorismo, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além da apresentação da experiência exitosa do município de Oeiras na área da Educação.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, evidencia a importância desta ação itinerante da entidade nos municípios. “É poder proporcionar para os municípios mais formação para o dirigente e suas equipes técnicas”, diz.

Érica Graziela aponta ainda os motivos da escolha de Oeiras como primeira parada da Caravana em 2022. “Oeiras é um município que tem valorizado a Educação e tratado a área como prioridade; é por isso que vemos muitos resultados positivos. Então, é uma alegria muito grande podermos estar aqui vendo de perto o trabalho executado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação”, acrescenta.

O chefe da Divisão de Fiscalização do TCE-PI, Gilson Araújo, explica a participação da Corte de Contas na Caravana. “Queremos discutir o que é a prestação de contas, o trabalho do Tribunal de Contas e qual a preocupação o gestor deve ter para estar trabalhando alinhado com o que o Tribunal vem fiscalizando”, ressalta.

Cassandra Bona, facilitadora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI), destaca que a parceria com a Undime-PI tem sido um canal para levar o tema “Educação Empreendedora" para os municípios.

A dirigente municipal de Oeiras, Tiana Tapety, define como positiva a presença da Caravana Undime em Ação nos municípios. “É uma oportunidade que a gente gera para outras pessoas do próprio município para entender a importância do conhecimento em torno de tudo que envolve a Educação e isso ampliar os nossos horizontes e a forma de gerenciar”.


Parceria institucional