24/05/2017 Undime PI
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí proveu no dia de ontem (23), no auditório da APPM na cidade de Teresina, mais uma etapa de formação que visam orientar as equipes técnicas e comissões coordenadoras responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação.
No encontro as Técnicas do PME Carmem Portela e Rosângela explanaram minuciosamente todos os instrumentos de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, haja vista na grande mudança ocorrida nas equipes técnicas e coordenadoras dos municípios na mudança de gestões.
O Plano Municipal de Educação (PME) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e a ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e a valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação.
"O objetivo do encontro é capacitar os municípios para a execução da metodologia de monitoramento e avaliação do plano, principalmente àquelas cidades em que houve mudança de gestão e que as equipes foram totalmente alteradas, nesse intuito essa formação favorecerá a continuidade dos Planos em cada município de nosso Estado", enfatizou a Presidente da Undime PI, Sidinei Lins.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí proveu no dia de ontem (23), no auditório da APPM na cidade de Teresina, mais uma etapa de formação que visam orientar as equipes técnicas e comissões coordenadoras responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. No encontro as Técnicas do PME Carmem Portela e Rosângela explanaram minuciosamente todos os instrumentos de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, haja vista na grande mudança ocorrida nas equipes técnicas e coordenadoras dos municípios na mudança de gestões. O Plano Municipal de Educação (PME) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e a ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e a valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação. "O objetivo do encontro é capacitar os municípios para a execução da metodologia de monitoramento e avaliação do plano, principalmente àquelas cidades em que houve mudança de gestão e que as equipes foram totalmente alteradas, nesse intuito essa formação favorecerá a continuidade dos Planos em cada município de nosso Estado", enfatizou a Presidente da Undime PI, Sidinei Lins.