Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa da comemoração do primeiro ano do Programa Pro Alfabetização na Idade Certa

Todas as notícias Categorias

24/05/2022 Undime PI

Undime-PI participa da comemoração do primeiro ano do Programa Pro Alfabetização na Idade Certa

Mesa de honra do evento

Nesta terça-feira (24), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) participou da comemoração de um ano do Programa Pro Alfabetização na Idade Certa. A entidade foi representada por sua Presidente, Érica Graziela Benício, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão.

O Pro Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado, com apoio da Undime-PI, que vem promovendo ciclos formativos direcionados a professores e gestores municipais de educação. Trata-se de uma ação de política pública que visa garantir condições básicas de educação para alfabetizar os estudantes na idade esperada.

O Secretário Estadual de Educação do Piauí, Ellen Gera, destacou a importância da colaboração dos municípios nas ações do Pro Alfabetização e os resultados de desempenho na educação alcançados por meio do programa. “Nossos municípios vêm, ano a ano, apresentando melhores resultados educacionais; nós estamos vendo o programa sendo realizado nos municípios, permitindo que a gente não tenha mais o que víamos antes no nosso Estado”, afirma.

Convidado do evento, o Diretor Executivo da Associação Bem Comum, José Clodoveu de Arruda, conhecido como Veveu Arruda, ressaltou a necessidade de haver ações que trabalhem a parceria entre as instituições responsáveis pelo avanço da educação: “esse é o caminho para superar um grave problema que é o analfabetismo dentro das salas de aula”. “O chão da sala de aula é um retrato do Brasil, ali está o analfabetismo, mas também a desigualdade social. Para superar as desigualdades e fortalecer a democracia, é preciso alfabetizar as crianças na idade certa”, acrescentou.

Érica Graziela Benício, Presidente da Undime-PI

Para a Presidente da Undime-PI, “a alfabetização precisa ser colocada como prioridade por prefeitos e dirigentes municipais de educação”. “A alfabetização é a base da educação de nossas crianças. Sem uma boa alfabetização, dificilmente nossos estudantes vão ter grandes desenvolvimentos no âmbito escolar”, enfatizou Érica Graziela Benício.

Um dos participantes do encontro, o professor Cláudio César, DME de Barras, falou sobre a experiência do programa em seu município e o início das atividades com os professores da região. “Estamos trabalhando com o Pro Alfabetização na Idade Certa em Barras e tudo está indo muito bem; nós já estamos em formação com os professores que irão atuar nas salas de aula”, finaliza.

Imagens: Ascom Seduc-PI


Parceria institucional