Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime: inscrições para municípios prioritários se encerram nesta sexta-feira (27)

Todas as notícias Categorias

25/07/2018 Undime PI

7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime: inscrições para municípios prioritários se encerram nesta sexta-feira (27)

Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2018, em Recife (PE), acontece o 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação - O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem. As inscrições para os municípios prioritários serão encerradas nesta sexta-feira (27) e, por isso, a Undime-PI tem intensificado a mobilização dos Dirigentes Municipais de Educação piauienses.

A edição 2018 do Fórum visa ao debate sobre a oferta do ensino e as políticas educacionais do país por meio de quatro eixos: “A liderança e a gestão de recursos humanos”; “Introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais”; “Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas”; e “Administração e gestão dos recursos financeiros”.

Os participantes poderão se aprofundar em assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, e políticas e programas para garantia do direito à educação. 
Ao todo, são disponibilizadas 570 para municípios prioritários e 500 para municípios por adesão. Para participar do evento, o Dirigente Municipal de Educação deverá estar adimplente com a seccional da Undime (ano de referência 2018). A taxa de inscrições para DME e técnicos de secretarias municipais de Educação é de R$ 600,00, a ser paga por meio de boleto bancário.

“No Piauí, já temos 35 municípios inscritos, mas é fundamental que tenhamos uma representação ainda maior. Há poucas vagas disponíveis e, por conta disso, estamos reforçando a mobilização dos demais. Também estamos intensificando a articulação dos conselheiros do Conselho Nacional de Representantes, pois o período de inscrições para este grupo também se encerra no dia 27 de julho”, explica a professora Sidnei Lins, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Bom Jesus.

A presidente da Undime-PI ressalta a importância do Fórum para a melhoria das atividades desempenhadas pelos órgãos municipais de educação. “Além de todos as mesas-redondas e conferências da programação, durante o Fórum, contaremos com a presença de representantes de todas as Secretarias do FNDE, inclusive com a possibilidade de consulta individual de cada município com os técnicos, podendo ser realizadas avaliações de pendências e discussões de soluções”, comenta Sidnei Lins.

Demais inscrições
Pelo cronograma do evento, entre os dias 30 de julho a 3 de agosto serão realizadas as inscrições dos municípios por adesão (DME e técnicos das respectivas secretarias de educação). “É importante que mesmo os municípios que não sejam prioritários também façam um esforço para participar do Fórum”, acrescenta a presidente da Undime-PI.

 

 

Mais informações:
7forum.undime.org.br

 

 


Parceria institucional