Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Presidente da Undime-PI participa de congresso educacional em Gramado (RS)

Todas as notícias Categorias

25/07/2022 Undime PI

Presidente da Undime-PI participa de congresso educacional em Gramado (RS)

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, participou do Congresso Educacional "Educação para a TransformAção", promovido pelo centro de qualificação Ferraz Eventos & Treinamento, em Gramado (RS). Os municípios de Oeiras, Corrente, São Félix do Piauí, Porto e Domingos Mourão representaram o Piauí no encontro.

O Congresso contou com a presença de DMEs de todo o País e autoridades da área da educação que trabalharam com o tema "Educação Disruptiva: Pilares de uma Escola que Acolhe, Supera, Inova e Transforma" em suas palestras. A temática do evento foi voltada a discussões acerca da atuação da educação pública no cenário pandêmico e das desigualdades sociais e educacionais no ensino. O intuito da programação foi proporcionar debates sobre o papel da educação na transformação da sociedade.

Na conferência de abertura, as educadoras Janne Haddad e Regina Shoudo foram responsáveis pela mediação do tema "Educação ou Barbárie?", discussão guiada pelo pesquisador francês Bernard Charlot. O professor, em sua fala, enfatizou o direito que todos têm ao acesso à educação. "A educação é um direito antropológico! Todo ser que nasce na espécie sapiens tem o direito de ser educado", pontua.

"Por meio dos temas abordados no Congresso, nós, educadores, conseguimos visualizar novas perspectivas dentro das salas de aula e da gestão da educação pública de nossos municípios", afirmou Érica Graziela, Presidente da Undime-PI.

Para finalizar as atividades do Congresso, o neuropsicólogo Eduardo Shinyashiki ministrou uma palestra sobre as competências socioemocionais e seu papel transformador na educação. Após o momento, os presentes participaram da solenidade de encerramento do evento.


Parceria institucional