Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Educacenso: dados sobre matrícula inicial devem ser informados até dia 31

Todas as notícias Categorias

26/07/2018 Undime PI

Educacenso: dados sobre matrícula inicial devem ser informados até dia 31

O sistema Educacenso, gerido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recebe informações sobre as matrículas iniciais da educação básica de 2018 até o dia 31 de julho. A coleta de dados do Censo Escolar é feita por meio do aplicativo Censo Localiza e as informações declaradas devem ser precisas, pois dão subsídios para o repasse de recursos do Governo do Brasil, além de orientarem as políticas públicas de educação.

Os usuários, que são diretores e gestores das redes de ensino pública e privada de todo o País, devem informar nesta primeira etapa: endereço da unidade, número de turmas, alunos e profissionais em sala de aula.

O município deverá informar ainda as matrículas feitas no ano de 2018, bem como os alunos que participam do Programa Novo Mais Educação ou que estão na Educação Integral, alunos que utilizam transporte escolar e alunos que necessitem de atendimento educacional especializado.

De acordo com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação de Bom Jesus, professora Sidnei Lins, o Censo Escolar é o mais relevante levantamento de dados da educação brasileira. “É fundamental a correta inserção dos dados no sistema, pois isso gera receita para o município”, declara a gestora, ressaltando a necessidade de atenção total a esta etapa.

De acordo com cronograma divulgado pelo Inep, os resultados do Censo Escolar serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC) no dia 14 de dezembro, para publicação no Diário Oficial da União (DOU). A divulgação dos resultados definitivos será em janeiro de 2019.


Parceria institucional