25/01/2025 Undime PI
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) encerrou, nesta sexta-feira (24), a Jornada Pedagógica da Undime-PI de 2025, uma edição histórica que bateu recorde de participações, reunindo quase 600 participantes. Este ano, o evento abordou temas essenciais para o início da gestão, como programas de alfabetização e primeira infância, combate ao racismo nas escolas, recomposição das aprendizagens e gestão focada em resultados.
A palestra “A educação transforma sonhos em vida”, ministrada pelo mestre em Neuropsicologia Eduardo Shinyashiki, abriu as atividades do terceiro dia, envolvendo os educadores presentes com dinâmicas e reflexões sobre o papel da educação na formação dos alunos. “Participar da Jornada Pedagógica da Undime-PI é uma honra! Sobretudo pelo compromisso de levar aos secretários e municípios ações que fortalecem as práticas pedagógicas, ajudando a alcançar os resultados e objetivos com os alunos, para que, assim, cada um possa escolher o futuro que deseja”, destacou.
As DMEs de Massapê do Piauí e Curralinhos, gestoras que assumem pela primeira vez a gestão municipal de educação, compartilharam suas experiências com a Jornada. “Através da Jornada Pedagógica, encontrei muitas soluções para problemas que temos em nosso município. Um evento de extrema importância para nós, gestores que estamos iniciando agora, que buscamos informações sobre por onde começar”, relatou Keyla Teixeira, DME de Curralinhos.
Já Josuene de Carvalho, DME de Massapê do Piauí, município que se tornou adimplente à Undime recentemente, destacou a importância de fazer parte da instituição e os impactos positivos para sua gestão. “Estamos levando daqui uma bagagem de conhecimento que, com certeza, irá transformar a educação de Massapê”, afirmou.
Eliane Morais, presidente da Undime-PI e DME de Francinópolis, agradeceu a presença dos mais de 500 participantes e reforçou a relevância do evento. “Todos que estiveram na Jornada conosco nesses três dias fizeram a diferença na educação pública, não só de seus municípios, mas de todo o estado, porque momentos como esses fortalecem todos os municípios”, destacou.
Palestras
A programação do terceiro dia de evento incluiu palestras sobre temas como o pacto pela superação do analfabetismo, as possibilidades e desafios da aprendizagem em tempo integral, a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental e as ações do controle externo para o aprimoramento da educação.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) encerrou, nesta sexta-feira (24), a Jornada Pedagógica da Undime-PI de 2025, uma edição histórica que bateu recorde de participações, reunindo quase 600 participantes. Este ano, o evento abordou temas essenciais para o início da gestão, como programas de alfabetização e primeira infância, combate ao racismo nas escolas, recomposição das aprendizagens e gestão focada em resultados. A palestra “A educação transforma sonhos em vida”, ministrada pelo mestre em Neuropsicologia Eduardo Shinyashiki, abriu as atividades do terceiro dia, envolvendo os educadores presentes com dinâmicas e reflexões sobre o papel da educação na formação dos alunos. “Participar da Jornada Pedagógica da Undime-PI é uma honra! Sobretudo pelo compromisso de levar aos secretários e municípios ações que fortalecem as práticas pedagógicas, ajudando a alcançar os resultados e objetivos com os alunos, para que, assim, cada um possa escolher o futuro que deseja”, destacou. As DMEs de Massapê do Piauí e Curralinhos, gestoras que assumem pela primeira vez a gestão municipal de educação, compartilharam suas experiências com a Jornada. “Através da Jornada Pedagógica, encontrei muitas soluções para problemas que temos em nosso município. Um evento de extrema importância para nós, gestores que estamos iniciando agora, que buscamos informações sobre por onde começar”, relatou Keyla Teixeira, DME de Curralinhos. Já Josuene de Carvalho, DME de Massapê do Piauí, município que se tornou adimplente à Undime recentemente, destacou a importância de fazer parte da instituição e os impactos positivos para sua gestão. “Estamos levando daqui uma bagagem de conhecimento que, com certeza, irá transformar a educação de Massapê”, afirmou. Eliane Morais, presidente da Undime-PI e DME de Francinópolis, agradeceu a presença dos mais de 500 participantes e reforçou a relevância do evento. “Todos que estiveram na Jornada conosco nesses três dias fizeram a diferença na educação pública, não só de seus municípios, mas de todo o estado, porque momentos como esses fortalecem todos os municípios”, destacou. Palestras A programação do terceiro dia de evento incluiu palestras sobre temas como o pacto pela superação do analfabetismo, as possibilidades e desafios da aprendizagem em tempo integral, a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental e as ações do controle externo para o aprimoramento da educação.