Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-PI participa de lançamento do Edital do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa para formadores e coordenadores municipais

Todas as notícias Categorias

28/09/2021 Undime PI

Undime-PI participa de lançamento do Edital do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa para formadores e coordenadores municipais

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) participou, nesta segunda-feira (27), do lançamento do Edital de seleção para formadores e coordenadores municipais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização na Idade Certa) da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). O evento aconteceu, de forma on-line, por meio do canal da Undime-PI no Youtube.

O PRO Alfabetização na Idade Certa visa implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, assegurando as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

Na oportunidade, a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, destacou a importância de programas como o PRO Alfabetização na Idade Certa para a melhoria dos índices educacionais. “Nós acompanhamos exemplos positivos em estados vizinhos, como o Ceará, por exemplo, de que essas ações impactam nos resultados. São bons índices porque tudo começa por uma boa alfabetização e essa é a base para o desenvolvimento educacional das nossas crianças", afirmou.

A gestora enfatizou, também, a necessidade de mais ações em regime de colaboração para o fortalecimento da educação no Piauí. “Eu espero que o nosso regime de colaboração possa avançar cada vez mais e que nós tenhamos mais ações e mais investimentos do Governo do Estado, porque a educação precisa ser priorizada”, disse.

Gabriela Santos, coordenadora estadual PRO Alfabetização na Idade Certa, evidenciou que a produção do Edital teve como característica principal a qualidade na execução do programa. “Que a gente possa selecionar pessoas que vão agregar ao programa e ao município; lembrem-se que a qualidade do formador e do coordenador vai impactar nas ações dentro do seu município. Então, é uma responsabilidade do dirigente municipal selecionar profissionais que tenham o perfil exigido no edital”, ressaltou.

Na ocasião, a articuladora do Conviva Educação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí, Carleidy Borges, falou sobre as funcionalidades da plataforma Conviva para os municípios registrarem as ações voltadas à educação. “Dentro do Conviva nós temos a ferramenta Plano de Ação, onde vocês podem guardar e sistematizar toda a execução desse programa”, destacou.

Já os professores Inayra Kélvia, Karla Ramos e Cleverson Moreira, da Coordenação Estadual do PRO Alfabetização, apresentaram, durante o evento, os detalhes do edital e os próximos passos para a implementação do programa nos municípios, que são: a formação continuada de professores e gestores municipais escolares; a assessoria técnica e pedagógica aos municípios e escolas; e a premiação e contribuição financeira às escolas, conforme os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

Confira o edital no link: https://www.seduc.pi.gov.br/download/arquivos/editais/edital_755504206.sei_00011.038895_2021_69.pdf

Você pode rever o lançamento do edital no link: https://www.youtube.com/watch?v=DZltQhhGmXc


Parceria institucional