Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Conferência Estadual de Educação do Piauí abre discussões sobre eixos da Conae 2022

Todas as notícias Categorias

29/07/2022 Undime PI

Conferência Estadual de Educação do Piauí abre discussões sobre eixos da Conae 2022

Para fortalecer as discussões acerca do documento que estabelece a temática da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2022, a delegação que deve representar o Piauí no evento participou, nesta quinta-feira (28), da Conferência Estadual de Educação do Piauí, que foi transmitida pelo YouTube do Canal Educação e foi acompanhada por mais de 500 pessoas, entre gestores, professores e alunos. A abertura do evento contou com a presença da Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício.

Em sua fala, a gestora enfatiza a importância do trabalho conjunto entre as entidades do segmento da educação pública na discussão sobre o tema do documento desenvolvido pela Conae. "Que possamos realmente discutir esse documento tão importante e traçar metas e estratégias para fazer de fato uma educação pública de mais qualidade". A Presidente ainda salienta suas expectativas em relação ao evento: "Espero que hoje o Piauí consiga fazer boas contribuições e que possamos nos encontrar na Conferência Nacional".

Já o Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UCME) e do Fórum Nacional de Educação (FNE), Manuel Humberto, tratou da necessidade da participação do Estado nas atividades em prol da educação. "Não podemos deixar de praticar uma política de Estado voltada ao futuro da educação brasileira. É o caminho que temos para melhorar e adequar algumas ações necessárias dentro do sistema de educação", afirma.

Durante as palestras, o Coordenador Geral de Apoio as Redes de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexander Moreira, abordou o Plano Nacional de Educação para os anos de 2024 a 2034, vinculado ao Eixo 1 da Conae, que trata da avaliação de diretrizes e metas. "Precisamos olhar para o Plano e melhorar o monitoramento e a avaliação; por isso, nós instituímos aqui, no Ministério da Educação, uma plataforma de apoio para esses entes", explica.

O encontro, promovido pela Undime-PI, FNE, UCME e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), segue até o final da tarde desta quinta-feira (28) com mais debates relacionados aos eixos que serão trabalhados na Conae 2022.


Parceria institucional