Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Pavilhão de exposições do 20º Fórum Nacional da Undime traz serviços, novidades e criatividade

Todas as notícias Categorias

29/07/2025Undime

Pavilhão de exposições do 20º Fórum Nacional da Undime traz serviços, novidades e criatividade

Circulam mais de 3mil participantes entre estandes de patrocinadores, de parceiros institucionais, empresas expositoras credenciadas e um espaço de atendimento do Governo Federal

 

No 20º Fórum Nacional da Undime, que se realiza em Salvador/BA, um espaço chama a atenção dos participantes: o pavilhão de exposições. A área destinada à exposição de produtos educacionais, tecnologia e atendimento foi aberta neste domingo, 27, e prossegue até a quinta-feira, 30, ampliando os serviços do evento, por meio de seis estandes de patrocinadores, três estandes de parceiros institucionais da Undime, 51 estandes de empresas expositoras credenciadas e um espaço para atendimento governamental.

Durante todos os dias, circulam pelo espaço mais de três mil participantes, que têm a oportunidade de conhecer produtos e tecnologias de empresas credenciadas. E para atraí-los, o que não falta é criatividade, serviços, sorteios e até um cafezinho com pipoca. Nos estandes das instituições parceiras, o comprometimento com a educação pública na perspectiva social norteia os serviços.

No estande do Itaú Social, o espaço foi transformado em uma ocupação social voltada à educação integral. “Quisemos trazer esse movimento para cá, olhando para os desafios dos dirigentes, principalmente pensando em educação integral, e como eles podem olhar para o território como uma forma de um território educativo. Nós trouxemos momentos da nossa ocupação do Itaú Cultural”, explicou a coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social, Cláudia do Nascimento, ao acrescentar que a instituição realizará duas salas temáticas, uma sobre bem-estar e saúde mental e outra sobre acompanhamento pedagógico no âmbito das secretarias municipais de educação.

A especialista de Educação do UNICEF, Julia Ribeiro, além de disponibilizar aos participantes material da estratégia Busca Ativa Escolar, convidou os gestores municipais a conhecerem mais os dados da exclusão escolar na faixa etária de 4 a 17 anos. “A nossa proposta é que todos naveguem no site e conheçam o perfil das crianças e adolescentes que estão fora da escola, com o objetivo que desenvolvam ações específicas, no sentido de garantir a universalização do acesso à educação”, disse.

No estande do UNICEF também há outras estratégias, a exemplo da trajetória de sucesso escolar com dados, perfis e materiais voltados ao enfrentamento do atraso escolar, da distorção idade/série, além de material voltado à educação que protege. “É um espaço de proteção e mostramos como que os municípios podem estar articulados com outras políticas públicas”, destacou Julia Ribeiro.

Paralelo às palestras e atividades dos estandes institucionais, os expositores credenciados mobilizaram atividades que convergiram olhares e curiosidade, com boas propostas. 

O Dirigente Municipal de Educação do Rio Grande/RS, Sicero Miranda, entre um intervalo e outro das palestras, visitou o espaço de exposição das empresas credenciadas a procura de mobiliário escolar. “A gente cria possibilidade, manuseia os produtos, toca, verifica. É uma amplitude de materiais e podemos dialogar com as empresas”, destacou.

Entre os participantes do Fórum, o Dirigente Municipal de Educação de Curvelo/MG, Alessandro Gomes, procurou a área dos estandes para trocar experiências, principalmente, sobre alfabetização. Para ele, é uma excelente oportunidade dos secretários municipais conhecerem mais sobre as novidades para a educação. “Foi excelente uma oportunidade de nós, secretários dos país e educadores, de uma forma geral, trocarmos experiência, crescer e levar a educação de qualidade às nossas crianças”, afirmou.

Atendimento governamental

Há também atendimento do Governo Federal realizado por técnicos do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma oportunidade para que dirigentes e equipes técnicas possam tirar dúvidas e resolver pendências de ações e programas.

O Ministério da Educação, por exemplo, está à disposição com técnicos para atendimento referente às seguintes iniciativas: MEC Gestão Presente, Novo PAR, Estratégia Nacional Escolas Conectadas, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Programa Escola em Tempo Integral, Escola das Adolescências, VAAR/Fundeb e Financiamento e Formação Continuada. Já o FNDE, realiza atendimentos sobre obras, prestação de contas e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Fonte: Undime.


Parceria institucional