Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Programa Pacto pela Educação: Undime-PI prestigia lançamento e municípios recebem Prêmio Alfa-10

Todas as notícias Categorias

30/05/2023 Undime PI

Programa Pacto pela Educação: Undime-PI prestigia lançamento e municípios recebem Prêmio Alfa-10

 

 

Foi lançado, nesta segunda-feira (29), o “Pacto Pela Educação”, iniciativa do Governo do Estado do Piauí. A ação visa otimizar o diálogo entre as instâncias envolvidas com a educação pública. Autoridades do estado, educadores, prefeitos e gestores participaram do lançamento do programa.

Promover o diálogo na busca por ações resolutivas na educação pública entre estado e município é o objetivo do projeto. Sobre o assunto, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reafirmou a educação como uma política de estado e a importância do diálogo com os municípios. “É uma relação de aprofundamento entre o estado com os municípios, porque educação tem que ser programa de estado e não de governo apenas”, declara.

Um dos compromissos do projeto é unificar e instituir metas educacionais compartilhadas entre estado e municípios. Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação, salienta que o pacto, além de cumprir uma das metas da atual gestão, também fomentará definições de ações coordenadas e articuladas entre o estado e os municípios na busca por avanços na qualidade educacional. “Nós estamos hoje formalizando o Sistema Estadual da Educação e o Pacto pela Educação para que a gente possa avançar na qualidade da educação do Piauí”, ressalta.

Premiação

Educadores das redes municipais de educação do Piauí estiveram reunidos na solenidade para também receber o Prêmio Alfa-10. A premiação foi entregue pelo governador Rafael Fonteles às escolas das redes municipais e estaduais de educação que foram destaque na alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).

“É com muita alegria que Bom Jesus é duplamente vencedora do prêmio Alfa-10, com primeiro e o sexto lugares alcançados por duas escolas do município. Isso é resultado do trabalho de uma equipe engajada, que valoriza a participação de todos e também de diretrizes específicas em relação à gestão da educação”, comenta a Dirigente Municipal de Bom Jesus, Oldenia Guerra.

A Coordenadora do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela Rocha, afirma que a premiação vem sendo idealizada desde 2021. “Desde 2021, nós temos esse sonho, o sonho de realizar esta premiação e hoje poder estar aqui, neste evento, é muito gratificante para toda a equipe do PPAIC”, destaca

Já a presidente da União dos Dirigentos Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) e DME de Francinópolis, Eliane Morais, parabenizou os municípios e pontuou a relevância do Pacto pela Educação para o segmento no Piauí. “Em nome da Undime, parabenizo os municípios que receberam hoje o merecido reconhecimento pelas ações e pelos bons resultados na educação pública. Que o programa lançado hoje fortaleça ainda mais as gestões municipais de educação”, afirma.


Parceria institucional