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29/10/2024Undime

Universidades abrem inscrição para curso de educação inclusiva

Ao todo, 50 instituições de ensino superior vão ofertar 250 mil vagas para formação de professores em curso promovido pelo MEC em parceria com a Capes. Dessas, 12 já estão com matrículas abertas


(Foto: Reprodução Istock)


Diversas instituições de ensino superior estão com matrículas abertas para o 
Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Professores que atuam em sala de aula da educação básica podem participar da formação. Os interessados têm até o dia 15 de novembro para se inscreverem. Em todo o país, 50 instituições de ensino superior aderiram ao curso e vão oferecer, inicialmente, 250 mil vagas. 

As inscrições já estão abertas em 12 instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT)Universidade Federal de Roraima (UFRR)Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidades Estadual e Federal de Pernambuco (UPE e UFPE); Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp)Universidades Estaduais de Ponta Grossa e Maringá (UEPG e UEM);Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Todas as informações sobre prazo e documentos necessários para inscrição podem ser acessados nos links citados. 

Em todas as etapas da iniciativa, serão ofertadas, no total, mais de 1 milhão de vagas. A formação ocorrerá por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e terá carga horária de 120 horas. A realização é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). 

A relação das instituições participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no site da Capes. 

Conteúdo – O curso será composto por quatro módulos:

1 - Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; 

2 - Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; 

3 - Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e

4 - Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.  

Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.  

A formação pretende promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum. Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.  

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/universidades-abrem-inscricao-para-curso-de-educacao-inclusiva  


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