04/06/2025 Undime PI
Do dia 31 de Maio ao dia 03 de Junho, em Curitiba no Paraná, um grupo de Dirigentes Municipais de Educação, Gestores Educacionais, Auditor do Tribunal de contas Gilson Araújo, Prefeita da cidade de Pimenteiras Lúcia Lacerda, acompanhado da Presidente da Undime Érica Graziela Benício, vivenciaram uma Imersão Pedagógica para reflexões sobre a Primeira Infância e como a Educação Infantil pode ser transformadora, quando alicerçada em princípios de uma Pedagogia Participativa.
Desembarcaram na capital paranaense em uma experiência formativa para refletir sobre a qualidade da Educação Infantil. A visita imersiva teve como foco duas instituições que são referências na abordagem pedagógica inspirada em Reggio Emilia e Emmi Pikler: a Escola Aurora e a Escola Infantil Parlenda, esta última, a única no Brasil com certificação oficial da Reggio Children. A Escola Parlenda recebeu o selo internacional Learning by Languages, consolidando-a como a primeira instituição brasileira a receber a certificação. Com ela, a Parlenda passa a ser também a única escola de educação infantil reconhecidamente capaz de contribuir outros pedagogos de acordo com a abordagem Reggiana.
Durante a imersão, os gestores educacionais, acompanhados por equipes técnicas e diretores pedagógicos, puderam observar de perto o cotidiano das crianças e educadores nessas escolas, nas quais os ambientes, a escuta atenta e o protagonismo infantil são pilares fundamentais da prática educativa. A experiência provocou reflexões profundas sobre os modelos vigentes nas redes públicas municipais e sobre as possibilidades de reinvenção do fazer pedagógico a partir da valorização da infância.
"Mais do que uma visita técnica, foi uma vivência que nos tocou profundamente. Ver crianças sendo respeitadas em sua singularidade, em espaços que respiram beleza, autonomia e escuta sensível, nos faz repensar o próprio papel da escola pública", afirmou Íris Elaine, DME de Simões, presente na visita.
A Escola Infantil Parlenda, além de ser um dos únicos centros educacionais do país com reconhecimento da Reggio Children, se destaca pela arquitetura pensada como terceiro educador, pela força das linguagens expressivas das crianças e pela organização de espaços que promovem investigações, relações e afetos. Já a Escola Aurora, também referência em práticas inspiradas na abordagem Reggio Emilia e nos princípios de Emmi Pikler, revelou aos visitantes o poder da observação atenta do educador e da construção de vínculos de cuidado e confiança.
"A escuta e o respeito às infâncias são princípios que nos desafiam a olhar para a Educação Infantil como um tempo e espaço de direitos, de pesquisa, de convivência e de formação humana integral", comentou Ramon, Dirigente Municipal de Barras.
A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo de valorização da primeira infância no Piauí, que busca fortalecer políticas públicas educacionais baseadas em evidências e em abordagens que considerem a criança como sujeito de direitos, potente e competente desde os primeiros anos de vida. A experiência em Curitiba é vista como um marco simbólico e prático na construção de redes de Educação Infantil mais sensíveis, inovadoras e comprometidas com a qualidade social da educação.
Ao final da visita, os secretários ressaltaram o compromisso de levar as inspirações vivenciadas às suas redes municipais, promovendo formações, redesenhando ambientes escolares e, sobretudo, reafirmando o papel da escola como espaço de escuta, criação e transformação.
“A infância tem pressa, e nós temos a responsabilidade de garantir que ela seja vivida com plenitude, beleza e dignidade", concluiu a Presidente da Undime Piauí.
Do dia 31 de Maio ao dia 03 de Junho, em Curitiba no Paraná, um grupo de Dirigentes Municipais de Educação, Gestores Educacionais, Auditor do Tribunal de contas Gilson Araújo, Prefeita da cidade de Pimenteiras Lúcia Lacerda, acompanhado da Presidente da Undime Érica Graziela Benício, vivenciaram uma Imersão Pedagógica para reflexões sobre a Primeira Infância e como a Educação Infantil pode ser transformadora, quando alicerçada em princípios de uma Pedagogia Participativa. Desembarcaram na capital paranaense em uma experiência formativa para refletir sobre a qualidade da Educação Infantil. A visita imersiva teve como foco duas instituições que são referências na abordagem pedagógica inspirada em Reggio Emilia e Emmi Pikler: a Escola Aurora e a Escola Infantil Parlenda, esta última, a única no Brasil com certificação oficial da Reggio Children. A Escola Parlenda recebeu o selo internacional Learning by Languages, consolidando-a como a primeira instituição brasileira a receber a certificação. Com ela, a Parlenda passa a ser também a única escola de educação infantil reconhecidamente capaz de contribuir outros pedagogos de acordo com a abordagem Reggiana. Durante a imersão, os gestores educacionais, acompanhados por equipes técnicas e diretores pedagógicos, puderam observar de perto o cotidiano das crianças e educadores nessas escolas, nas quais os ambientes, a escuta atenta e o protagonismo infantil são pilares fundamentais da prática educativa. A experiência provocou reflexões profundas sobre os modelos vigentes nas redes públicas municipais e sobre as possibilidades de reinvenção do fazer pedagógico a partir da valorização da infância. "Mais do que uma visita técnica, foi uma vivência que nos tocou profundamente. Ver crianças sendo respeitadas em sua singularidade, em espaços que respiram beleza, autonomia e escuta sensível, nos faz repensar o próprio papel da escola pública", afirmou Íris Elaine, DME de Simões, presente na visita. A Escola Infantil Parlenda, além de ser um dos únicos centros educacionais do país com reconhecimento da Reggio Children, se destaca pela arquitetura pensada como terceiro educador, pela força das linguagens expressivas das crianças e pela organização de espaços que promovem investigações, relações e afetos. Já a Escola Aurora, também referência em práticas inspiradas na abordagem Reggio Emilia e nos princípios de Emmi Pikler, revelou aos visitantes o poder da observação atenta do educador e da construção de vínculos de cuidado e confiança. "A escuta e o respeito às infâncias são princípios que nos desafiam a olhar para a Educação Infantil como um tempo e espaço de direitos, de pesquisa, de convivência e de formação humana integral", comentou Ramon, Dirigente Municipal de Barras. A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo de valorização da primeira infância no Piauí, que busca fortalecer políticas públicas educacionais baseadas em evidências e em abordagens que considerem a criança como sujeito de direitos, potente e competente desde os primeiros anos de vida. A experiência em Curitiba é vista como um marco simbólico e prático na construção de redes de Educação Infantil mais sensíveis, inovadoras e comprometidas com a qualidade social da educação. Ao final da visita, os secretários ressaltaram o compromisso de levar as inspirações vivenciadas às suas redes municipais, promovendo formações, redesenhando ambientes escolares e, sobretudo, reafirmando o papel da escola como espaço de escuta, criação e transformação. “A infância tem pressa, e nós temos a responsabilidade de garantir que ela seja vivida com plenitude, beleza e dignidade", concluiu a Presidente da Undime Piauí.